Nesta terça-feira (18), o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil; veja dicas para seu pequeno leitor
A2img / Daniel Guimarães
Nesta terça-feira (18), o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil; veja dicas para seu pequeno leitor

O pequeno leitor da sua família traz livros da escola para ler em casa? Incentivar o processo de leitura dentro e fora das escolas é essencial para conquistar um aprendizado mais divertido para as crianças e para criar uma rotina de estudos desde cedo.

Leia também: MEC quer ampliar oferta de livros infantis em braille nas escolas brasileiras

Na rede estadual de educação em São Paulo, a contação de histórias, o teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’ são estratégias adotadas por professores para ampliar a imaginação e formar um novo público leitor .

Foi o que fez a Escola Estadual Professor Demosthenes Marques, na o bairro do Sacomã, zona sul da capital paulista. Na unidade, estudantes são convidados a participar do projeto “Coruja da Leitura”.

A ideia é simples: a cada semana, eles escolhem e levam na sacola um livro entre as centenas disponíveis na sala. Em casa, pais e responsáveis são incentivados a produzir com as crianças desenhos e textos sobre a obra.

Nesta terça-feira (18), o Brasil comemora o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Monteiro Lobato, criador da Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira.

Leia também: Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

Por conta disso, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo elaborou uma lista com cinco obras que estão disponíveis nas bibliotecas das escolas da rede e que podem ser ótimas dicas de leitura para os pequenos leitores e seus pais. Confira:

O rei de Quase-Tudo (Eliardo França)

O livro conta a história de um rei que queria ter tudo. A obra ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade, além de trazer belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.

Trava-trela (Ciça)

Esta obra brinca com a língua portuguesa de forma divertida e rimada. Recheado de trava-línguas e poesia, o livro é uma ótima dica para ajudar os pequenos a aprender nossa língua.

Como nasceram as estrelas: doze lendas brasileiras (Clarice Lispector)

Mais conhecidas por temas adultos, Clarice Lispector oferece neste livro uma obra mais atraente ao público jovem sobre o folclore brasileiro.

Lendas da África moderna (Heloisa Pires Lima e Rosa Maria Tavares Andrade)

A obra traz contos e lendas da África que são narrados por heróis e heroínas. Cada capítulo é uma viagem ao imenso continente.

Historietas assombradas (para crianças malcriadas) (Victor Hugo Borges)

Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, o livro traz histórias assombradas que ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular brasileira.

Leia também: ONU alerta para impactos do projeto Escola Sem Partido na educação brasileira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!