Vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Brasília são para 27 cursos técnicos; inscrições acabam em 8 de maio
Reprodução/Google Maps
Vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Brasília são para 27 cursos técnicos; inscrições acabam em 8 de maio

O IFB (Instituto Federal de Brasília) anunciou que irá abrir 1,4 mil vagas em 27 cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. As inscrições começam na próxima segunda-feira (17) e seguem até o dia 8 de maio. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico público. As oportunidades são para as unidades de Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga e as aulas terão início no segundo semestre de 2017.

Leia também: Inep libera informações detalhadas sobre o Enade 2015

São oferecidas vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, em três modalidades. Na primeira, integrada, os cursos técnicos são aliados ao ensino médio, por meio do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos), destinado a estudantes maiores de 18 anos que cursaram apenas o ensino fundamental.

Na modalidade concomitante, o aluno faz o técnico no IFB e o ensino médio em outra escola. Esse modelo é destinado para aqueles que já estejam matriculados em outra instituição. Já a terceira, subsequente, é para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam uma qualificação técnica.

De acordo com a diretora de Políticas Estudantis do IFB, Ana Carolina Simões, o público atendido pela instituição é composto, na maioria, por estudantes trabalhadores. “Temos uma grande diversidade de alunos de várias regiões de Brasília que têm visto dentro do IFB não só a possibilidade de conclusão do ensino médio, mas de profissionalização.”

Leia também: Unicamp divulga data para solicitar isenção de taxa de inscrição para vestibular

Cerca de 60% das vagas oferecidas são destinadas às políticas de cotas para pessoas oriundas de escolas públicas; para negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e com baixa renda. As aulas começam no dia 26 de julho. O quadro de vagas e outras informações podem ser acessados na página do Instituto Federal de Brasília.

Unesp

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) está com vagas abertas até o dia 28 de abril para o Vestibular Meio de Ano 2017. Serão 360 vagas oferecidas e a taxa de inscrição é de R$ 170.

Leia também: Brasil tem duas instituições em ranking das 200 melhores universidades jovens

Os cursos oferecidos pela Unesp neste exame são as Engenharias Agronômica (Ilha Solteira e Registro), Ambiental (Sorocaba), Aeronáutica (São João da Boa Vista), Civil (Ilha Solteira), de Controle e Automação (Sorocaba), de Produção (Bauru), Elétrica (Ilha Solteira) e Mecânica (Ilha Solteira).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!