Para o primeiro semestre do ano passado, o Sisu ofereceu 228 mil vagas aos candidatos para 131 instituições públicas
Agência Brasil
Para o primeiro semestre do ano passado, o Sisu ofereceu 228 mil vagas aos candidatos para 131 instituições públicas

As instituições de ensino que estão cadastradas no  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) convocam a partir desta quinta-feira (16) os candidatos que estão na lista de espera. 

LEIA MAIS: Selecionados na chamada regular do Sisu puderam efetuar suas matrículas até o dia 8

Com isso, os estudantes que confirmaram interesse em participar da lista devem acompanhar as informações sobre quais candidatos foram convocados junto às instituições, já que elas são as responsáveis por essa fase.

A lista de espera é válida para os estudantes não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

É necessário que todos os estudantes convocados pela lista de espera se lembrem de verificar o local, o horário e quais são procedimentos para a matrícula na instituição de ensino escolhida.

A participação na lista de espera estava totalmente restrita à primeira opção de vaga do aluno. O período para manifestar interesse em participar da lista de espera terminou no último dia 10.

LEIA MAIS: Prouni divulga a lista de aprovados na primeira chamada do programa; confira

Cerca de 2,5 milhões de estudantes inscreveram-se no Sisu do primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões. A oferta é aproximadamente de 238 mil vagas de graduação, em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições de todo o País.

Como funciona o Sisu?

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que não tenham tirado nota zero na redação. Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O estudante também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas com cotas.

LEIA MAIS: Ministério da Educação divulga em seu site oficial os resultados da primeira edição do Sisu 2017

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!