Tamanho do texto

Lista traz vagas em 72 instituições públicas de ensino superior; resultado será divulgado em 15 de junho em única chamada

Inscrições para o Sisu será abertas no dia 8 de junho e se encerram no dia 10
Reprodução
Inscrições para o Sisu será abertas no dia 8 de junho e se encerram no dia 10

O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas para a segunda edição do Sisu . No total, o sistema vai selecionar alunos para 55.576 vagas.

A lista traz vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho. 

A única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014. Para se inscrever no Sisu o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. No endereço da página do Sisu, o estudante poderá se inscrever para até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição é possível mudar as opções. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Leia também:

O que é o Sisu
Veja guia de profissões

O resultado será divulgado no dia 15 de junho em uma única chamada e a matrícula deverá ser feita na instituição de ensino nos dias 19, 22 e 23 de junho. É de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos e documentos necessários.

Quem não conseguiu uma vaga na chamada regular pode participar da lista de espera se inscrevendo na página do Sisu, na internet, entre os dias 15 e 26 de junho. O candidato só poderá manifestar interesse em participar da lista de espera para o curso que escolheu como sua primeira opção, no momento da inscrição.

Sisu aberto, e agora?

O ideal é que o aluno tenha encontrado cinco ou seis opções de cursos e instituições de interesse. Na hora da inscrição, o candidato tem que escolher um curso como primeira opção e outro curso (que pode ser em outra instituição) como segunda opção. Uma dica é nunca colocar na segunda opção um curso que seja mais concorrido que o da primeira opção.

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.