Inscrições custam R$ 63 e poderão ser feitas pela internet a partir de segunda-feira (25), por meio do site do Inep

Alunos realizam simulado do Enem antes da realização da prova no ano passado, na Bahia
Carol Garcia/GOVBA
Alunos realizam simulado do Enem antes da realização da prova no ano passado, na Bahia

O Ministério da Educação anunciou, nesta quinta-feira (14), as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. A prova ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições começam já neste mês e durarão dez dias.

Leia mais:
Tudo sobre o Enem 2015: o que é o exame, como e quando fazer a inscrição

Os interessados devem se increver pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir das 10h de 25 de maio até às 23h59 de 5 de junho.

A taxa de inscrição para a prova é de R$ 63 e o prazo para o pagamento é 10 de junho. O MEC espera superar a marca de 8,7 milhões de inscritos no exame de 2014 – dos quais 6,2 milhões compareceram ao Enem. 

O primeiro dia de prova será voltado para as ciências humanas e da natureza, enquanto, o segundo, a linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os portões se abrem em ambas as datas às 12h e se fecham às 13h.

As provas estão marcadas para terem início às 13h30. No total, os alunos terão prazo máximo de 4h30 para encerrar os testes no primeiro dia e de 5h30 no segundo. 

Leia também:
Fuga do tema foi o principal erro na redação do Enem
10 ferramentas gratuitas para alunos se prepararem para prova e redação do Enem
Aluno nota mil do Enem dividia tempo entre curso técnico, cursinho e estudos

A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

* Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.