Veja temas que já foram cobrados na redação do Enem

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

Prova exige um texto dissertativo-argumentativo com a apresentação de uma "proposta de intervenção social" ao final

Redação é a parte mais temida do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No segundo dia de provas, além de responder às questões Matemática e Linguagens e Códigos, os estudantes devem reservar um tempo, entre as cinco horas e meia do exame, para escrever a redação.

Confira na galeria os temas que já foram cobrados na redação do Enem e abaixo as principais regras para um bom texto no exame. 

Publicidade infantil foi o tema pedido pela redação do Enem em 2014. Foto: BBC BrasilO Enem de 2013 pedia que o candidato escrevesse uma redação sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Foto: Futura PressMovimento imigratório para o Brasil no século 21 foi o tema da redação no exame de 2012. A prova fazia referência à entrada de bolivianos e haitianos no País Na foto, abrigo de refugiados. Foto: João Fellet/BBC Brasil"Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado" foi o tema da redação no Enem 2011. Foto: Agência EBC/DivulgaçãoEm 2010, o Enem trouxe textos sobre trabalho escravo e propôs uma redação sobre "O trabalho na Construção da Dignidade Humana". Foto: Congresso em FocoEm 2009, o tema de redação foi "O indivíduo frente à ética nacional". Dois dos textos de apoio falavam sobre o tema da corrupção. Na foto, tour da corrupção. Foto: Jan HrdyEm 2008, o tema da redação do Enem foi o desmatamento na floresta amazônica. Foto: Agência BrasilEm 2007, o exame pediu para que os estudantes discutissem o desafio de se conviver com as diferenças. Foto: Leia JáEm 2006, o Enem trouxe uma coletânea de textos sobre a importância de ler e pedia uma redação sobre "O poder de transformação da leitura". Foto: Divulgação/EMEF Amorim LimaO tema da redação no Enem 2005 foi o trabalho infantil. Foto: AFPA redação do Enem de 2004 perguntava "como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?" Na foto, protesto contra a censura em 1968 . Foto: Arquivo Agência Estado



Número de linhas
A quantidade de linhas na redação do Enem, de acordo com o edital, não deve estar fora do limite mínimo de 8 linhas e máximo de 30. Professores de redação afimam que não há um tamanho ideal, desde que você respeite a estrutura do texto que é exigida.

Tipo de texto
A prova do Enem exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo. Neste formato, você deverá expor seus argumentos, que devem ser estruturados de forma consistente e coerente, com a apresentação de uma "proposta de intervenção social" ao final. Não é permitido escrever poesia ou outros estilos de texto que fujam ao proposto pelo exame.

Título
O título na redação do Enem não é obrigatório. Fica a critério de cada um dos candidatos acrescentar o título ou não.

Textos de apoio
A proposta de redação do Enem sempre vem acompanhada de textos que podem servir de motivação pra que os candidatos elaborem seus textos. No entanto, você não deve se prender às ideias ali apresentadas, nem copiar trechos e torná-los parte de sua argumentação. Essas atitudes podem fazer com que você perca pontos na avaliação de competências.

Correção
O texto será corrigido de acordo com a observação de cinco competências definidas no Manual de Redação do Guia do Candidato. Cada um dos critérios vale 200 pontos, e somados eles totalizam a nota máxima da redação – 1.000 pontos. As cinco dimensões são:
Competência 1: demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência 2: demonstrar compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema
Competência 3: demonstrar capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista
Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos

Redação nota zero
A redação do Enem pode ser desclassificada nos seguintes casos:
- Se o candidato fugir do tema,
- Se o estudante fizer inserções indevidas ou desconectadas do restante do texto
- Se não usar a estrutura dissertativo-argumentativa. Por exemplo: escrever um texto narrativo ou uma poesia,
- Se o texto tiver menos de oito linhas,
- Se houver desrespeito aos direitos humanos,
- Se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o rascunho esteja preenchido.

Leia tudo sobre: enemvestibularensino superior

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas