USP fica entre 100 melhores universidades do mundo em 29 áreas, segundo ranking

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Ranking da QS, organização britânica de pesquisa em educação, avaliou 3.551 universidades em 36 áreas de estudo

A Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as cem melhores universidades do mundo em 29 áreas de estudo no ranking elaborado pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação.

A QS avaliou 3.551 universidades em 36 áreas de concentração. Foram ouvidos mais de 85 mil acadêmicos e 42 mil empregadores. O ranking foi divulgado nessa terça-feira (28). 

Os cursos da USP ficaram entre os 50 melhores em oito áreas de concentração: Agricultura e Silvicultura (24ª posição); Arte e Design (34ª); Filosofia (37ª); Arquitetura (33ª); Engenharia Civil (47ª); Odontologia (12ª); Ciência Veterinária (36ª); Farmácia e Farmacologia (46ª).

O Brasil aparece no ranking com 58 cursos entre os 100 melhores do mundo em suas áreas. Além da USP, a Unicamp, a Unesp, a UFRJ, a UFRGS, a UFMG, a Unifesp e a PUC-SP aparecem nas listas. 

As listas foram divididas em cinco grandes áreas: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida e Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais e Administração.

Topo do ranking

A Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) continuam a dominar a maior parte dos primeiros lugares, liderando em 21 áreas de saber. 

Conheça ex-alunos famosos da USP

Editor do Jornal Nacional, William Bonner é formado em publicidade e propaganda pela USP. Foto: TV Globo/ DivulgaçãoA atriz Natália do Valle é formada em filosofia pela USP. Foto: ReproduçãoO jogador de futebol Sócrates (à dir.) formou-se em medicina pela USP em Ribeirão Preto. Foto: Gazeta PressZé Celso Martinez, diretor do Teatro Oficina, formou-se na Faculdade de Direito da USP. Foto: DivulgaçãoSandra Annenberg é formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA, mas seguiu carreira no jornalismo. Foto: Divulgação/TV GloboDiretor de Cidade de Deus, o cineasta Fernando Meirelles fez arquitetura na USP. Foto: Francisco Cepeda /AgNews O jornalista esportivo Juca Kfouri fez ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Foto: ReproduçãoCineasta e apresentadora, Marina Person cursou cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foto: ReproduçãoCantor e compositor, Chico Buarque frequentou o curso de arquitetura da USP entre 1963 e 1965, mas não concluiu. Foto: AgNewsA atriz Lilia Cabral é formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Foto: ReproduçãoO ator Tony Ramos foi aluno do curso de filosofia da USP. Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpcao/AgNewsRodrigo Faro é formado em rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foto: ReproduçãoA atriz Maria Fernanda Cândido foi aluna do curso de terapia ocupacional da USP. Foto: DivulgaçãoO apresentador Luciano Huck cursou direito na Universidade de São Paulo. Foto: Daniel Delmniro / AgNewsO apresentador Marcelo Tas formou-se em engenharia civil Poli-USP em 1983. Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: ensino superiorrankingusp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas