Universidades públicas do RJ abrem inscrições para graduação a distância

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

São mais de 7 mil vagas em 15 cursos superiores a distância. As inscrições vão até 24 de maio e vestibular será em junho

Estão abertas as inscrições para o vestibular de meio de ano da Cederj. O processo seletivo seleciona alunos para 7.749 vagas em 15 cursos de graduação a distância em universidades públicas do Rio de Janeiro. 

O programa faz parte do consórcio organizado pelo Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) com a Cefet, Uenf (Norte Fluminense), Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. 

Para concorrer a uma das vagas o interessado deve fazer o Vestibular Cederj. A inscrição será feita apenas pela internet, no site da Fundação Cecierj, até o dia 24 de maio. O valor da taxa é R$ 65,00 e no ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso.

Os cursos são administração, administração pública, engenharia de produção, licenciatura em ciências biológicas, licenciatura em física, licenciatura em geografia, licenciatura em história, letras, licenciatura em matemáitca, pedagogia, licenciatura em química, licenciatura em turismo e tecnólogo em gestão de turismo e em sistemas de computação.

A prova do Vestibular Cederj acontecerá no dia 20 de junho e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2015.

Os 32 polos regionais funcionam em Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira. Além de Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.

Confira abaixo o que um curso de graduação a distância deve ter

NÃO É TUDO VIRTUAL - Pelas regras do MEC, o curso de graduação a distância não é feito totalmente a distância. Provas e atividades laboratoriais devem ser feitas no polo presencial. Foto: Flávio Arns/FlickerEAD PRECISA DE LIVROS - Além do material didático das disciplinas do curso de graduação, o polo presencial deve ter uma biblioteca com livros teóricos necessários ao curso. Foto: Comunicação EADSALA DE AULA E TUTORIA - O polo educacional deve ter espaço para aulas presenciais e atendimento de tutores para as disciplinas dos cursos de graduação. Foto: Carlos Chagas/Comunicação EADAVALIAÇÃO - Ao menos uma vez por semestre, o curso de graduação deve ter uma prova presencial de nível de dificuldade adequado ao conteúdo do semestre. Foto: Carlos Chagas/Comunicação EADPOLO PRESENCIAL - Os cursos de graduação a distância devem ter um polo educacional onde o aluno recebe atendimento administrativo para, por exemplo, pedir documentos. Foto: Secretaria polo educacional da Universidade Aberta do BrasilDIPLOMA - Os diplomas de cursos de graduação a distância ou presenciais são iguais. No título não há qualquer referência à modalidade de ensino. Foto: Luiz Filipe Barcelos/Agência UnB



Leia tudo sobre: uffuerjufrjeadcursos a distância

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas