Conheça a resposta do problema matemático que se tornou viral

Por BBC

compartilhe

Tamanho do texto

Enigma foi publicado de forma massiva em redes sociais

BBC

O problema de matemática para adolescentes de Cingapura que se tornou um viral na internet gerou tanto interesse que um programa de TV local entrevistou um professor com o objetivo de ensinar o público a resolvê-lo.

Veja um passo a passo da lógica que permite resolver o problema.

O problema era:

Alberto e Bernard acabam de conhecer Cheryl e querem saber qual é a data do aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista com 10 datas possíveis.

15 de maio, 16 de maio, 19 de maio

17 de junho, 18 de junho

14 julho 16 de julho

14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto

Cheryl conta então, para Albert, o mês e, para Bernard, o dia.

Albert: "Não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas sei que Bernard também não sabe."

Bernard: "A princípio não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora já sei."

Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário dela."

Então quando é o aniversário de Cheryl?

Primeiro precisamos recordar que Albert sabe o mês e Bernard o dia.

Pela primeira afirmação de Albert no diálogo, sabemos que ele tem certeza de que Bernard não sabe quando é o aniversário.

Isso nos permite descartar por completo os meses de maio e junho devido ao seguinte: dito que Bernard sabe o dia e os únicos números que não se repetem nas datas possíveis são o 19 e o 18, se alguns desses números fosse o aniversário Bernard já teria a resposta.

Mas Albert disse ter certeza de que Bernard não sabe.

Por outro lado, para que Albert esteja seguro de que Bernard não sabe quando é o aniversário, a data não pode ser nem maio nem junho. Nesses meses estão os números que não se repetem na lista de datas possíveis, 18 e 19.

A única forma de Albert ter certeza de que Bernard não sabe a data do aniversário é que ela não seja nem maio nem junho.

Com a primeira afirmação de Albert, Bernard já sabe que maio e junho estão descartados.

No diálogo, Bernard diz que agora sabe a data do aniversário. Isso nos permite descartar qualquer data que tenha o dia 14, porque o número aparece duas vezes, em julho e agosto. Como Bernard só sabia o número, se ele fosse o 14 então Bernard não poderia ter a resposta final.

Assim, após se descartar essas opções, as únicas datas ainda possíveis são 16 de junho, 15 de agosto e 17 de agosto.

Albert diz em sua última afirmação que se Bernard sabe, então ele também sabe. Isso porque Cheryl disse a Albert o mês correto que então deve ser julho. Se fosse agosto, Albert não poderia ter certeza, pois ficaria em dúvida entre os dias 15 e 17.

Então, a resposta certa é 16 de julho.

Confira abaixo 10 ferramentas para estudar para o Enem

Ferramentas garimpadas podem ajudar na preparação dos estudantes e na fixação dos conhecimentos [para acessá-los basta copiar e colar link no navegador]. Foto: Reprodução1. Simulado iG/Bernoulli - Questionários:  [http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/simulado-enem] . Foto: Reprodução2. AppProva - Aplicativo: [https://www.facebook.com/appprova/app_190322544333196]. Foto: Reprodução3. Ligado no Enem - 250 aulas: [http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/ligadonoenem]. Foto: Reprodução4. AulaLivre.net - Videoaulas e dicas de redação: [http://aulalivre.net]. Foto: Reprodução5. Descomplica - Videoaulas e orientações para produção de textos: [https://www.youtube.com/user/sitedescomplica]. Foto: Reprodução6. Descomplica - Banco de questões: [http://questoes.descomplica.com.br]. Foto: Reprodução7. Envest - Videoaulas: [https://www.youtube.com/channel/UCIqep9q0iU1MF8kWZeIWDhg]. Foto: Reprodução8. QMágico - 700 videoaulas de matemática [https://www.youtube.com/channel/UCyOBJ51r8fiK7GlD9vkg3yA]. Foto: Reprodução9. YouTube Edu - Canal com mais de 8 mil vídeos: [http://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/edu]. Foto: Reprodução10. Saiba mais Enem - Aplicativo: [https://www.facebook.com/saibamaisenem/app_208195102528120]. Foto: Reprodução



Leia tudo sobre: matemáticaeducação básicaobmep

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas