1 em cada 3 professores tem problemas para lidar com alunos, indica levantamento

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Levantamento foi feito com cerca de 500 professores das redes pública e privada em 11 Estados e no Distrito Federal

Ainda que qualificados, os professores revelam não se sentirem preparados para o cotidiano da sala de aula. Em um levantamento feito pelo grupo de educação MindGroup, 68% dos docentes dizem ter alguma dificuldade de vínculo com seus alunos e 1 em cada 3 professores afirmam ter alto nível de dificuldade nessa relação. 

O estudo foi feito com cerca de 500 professores das redes pública e privada de 11 Estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Leia também:

'Sinto que o Estado quer me enterrar viva', diz professora readaptada
Após licença médica, 14 mil professores não voltam às salas de aula de SP

Na rede pública, os professores estão pouco motivados. O estudo apontou que cerca de 74% dos profissionais da rede pública mostraram traços de desmotivação e ansiedade. 

“O professor sofre pressões de cobrança das instituições, transferência de responsabilidades das famílias, tem escassas ferramentas de suporte e baixo investimento em programas de engajamento e formações mais práticas. Isso faz com que os educadores se sintam despreparados, desamparados e desmotivados, o que pode impactar na implementação de uma aula com maior nível de qualidade”, afirma a psicóloga Anita Abed, uma das responsáveis pelo estudo.

Renda: Piso do professor vai a R$ 1.918; valor é 34,4% menor que 'mínimo necessário'

Apesar de 66% dos profissionais terem especialização e 13% terem mestrado ou doutorado, cerca de 40% deles disseram ter dificuldades em aplicar o conhecimento em sala de aula. Na rede pública, o retrato foi pior: 7 em cada 10 professores afirmaram ter alguma dificuldade no planejamento de aulas.

O estudo reuniu dados de escolas em Alagoas, Bahia, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa
Catarina, São Paulo e Sergipe. Foram ouvidos profissionais de 186 escolas.


Leia tudo sobre: professoreducação básicamec

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas