Com novas regras, Fies recebeu pedidos para 210 mil novos contratos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Número de novos contratos do Fies realizados não foi divulgado. Inscrições para crédito terminam no dia 30 de abril

Desde 23 de fevereiro, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) recebeu ao menos 210 mil pedidos de novos contratos de crédito, segundo o governo federal.

Desde que o sistema foi reaberto, estudantes relataram dificuldades em acessar o SisFies e em contratar o serviço. Nesse período, o Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição, o que seria responsável pelas dificuldades no site. 

Nas novas adesões, estão sendo priorizados os cursos com nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC – que serão totalmente atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos. 

De acordo com o FNDE, é possível consultar se ainda há vagas para o financiamento em sua instituição de ensino no site. Não foi divulgado o número de contratos efetuados. 

Desde segunda (30), apenas estudantes que têm um mínimo de 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação podem obter o financiamento. O prazo para solicitar novos financiamentos e renovar contratos vai até o dia 30 de abril.

Segundo levantamento da pasta, cerca de 70% do total de inscritos no Enem, em 2014, teria nota compatível para inscrição no Fies, neste ano, com as novas regras.

O MEC diz que alunos que tiverem problemas para fazer a inscrição ou o aditamento do contrato de financiamento devem entrar em contato com a central telefônica gratuita (0800-616161). 

Leia tudo sobre: fiesensino superior

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas