Nota pode ser usada para concorrer a vagas em instituições públicas pelo Sisu, que abre inscrições na segunda-feira (19)

O Ministério da Educação divulgou, nesta terça-feira (13), as notas individuais dos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Os resultados podem ser conferidos no portal do Inep .

Com número de inscrição e senha, candidatos podem conferir resultado no site do Inep
DANIEL IGLESIAS
Com número de inscrição e senha, candidatos podem conferir resultado no site do Inep

Para ter acesso a ele, os candidatos precisam do número de inscrição ou do CPF e da senha criada no sistema no momento da inscrição.

No boletim individual, o estudante tem seu desempenho em cada uma das quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota da redação.

Com as notas do Enem 2014, o candidato poderá se inscrever, entre os dias 19 e 22 de janeiro, a uma das 205,5 mil vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 . Pode ainda se candidatar a uma bolsa de estudos do ProUni (Programa Universidade para todos) , com inscrições de 26 a 29 de janeiro.

+ Simule seu vestibular: confira as notas de corte do Sisu 2014

A avaliação pode ser usada para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

No ano passado, 6,2 milhões de pessoas fizeram as provas do exame nacional.

529,4 mil candidatos tiraram nota zero na redação

Dos candidatos, 529.374 estudantes  tiraram zero na redação. Apenas 250 candidatos tiveram avaliação máxima, nota 1.000.

O número de redações com zero representa 8,5% dos participantes da prova. Sendo que dessas, 248.471 foram anuladas. 

Dentre os concluintes do ensino médio, a nota média foi de 470,8 pontos em redação. O resultado é 9,7% menor que o de 2013, quando a média era de 521,2 pontos.

Sisu 2015

A partir da próxima segunda-feira (19), os estudantes podem concorrer a vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. As inscrições serão abertas no site do sistema .

A lista dos cursos com vagas ofertadas pelo Sisu pode ser consultada na página do sistema.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem 2014 e não pode ter tirado nota zero na redação.

Veja piadas sobre o Enem 2014 e o Sisu:

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.