Fuvest: prova desta segunda-feira cobra conhecimentos gerais

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Candidatos respondem nesta segunda-feira a 16 questões dissertativas de conhecimentos gerais

Foram convocados 29.698 candidatos foram convocados para a prova deste domingo (4.01.15)
Renato Lopes RP/Futura Press
Foram convocados 29.698 candidatos foram convocados para a prova deste domingo (4.01.15)

Os convocados para a segunda fase da Fuvest respondem nesta segunda-feira (5) a 16 questões dissertativas de conhecimentos gerais, incluindo questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química. Os portões estarão abertos a partir das 12h30 e a prova começa às 13h. Atrasos não são tolerados.

A segunda fase do vestibular começou no domingo, com dez questões dissertativas de português e literatura a uma redação.

Na terça-feira (6), os estudantes terão pela frente 12 perguntas sobre as disciplinas específicas da carreira na qual concorrem por uma vaga.

Em disputa estão 11.057 vagas na Universidade de São Paulo e outras 120 cadeiras na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Leia tambémPrimeiro dia da 2ª fase da Fuvest 2015 é mais tranquilo que em 2014

O iG reuniu dicas dadas pelos professores Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, e Márcio Guedes, do cursinho Poliedro, para a reta final do vestibular. Confira dicas para esta segunda:

1. Documento de identificação, alimentos e caneta a postos
Não esqueça de ter o documento oficial com foto à mão para apresentar ao fiscal nos dias de prova. Os alunos podem levar lápis, caneta, borracha, régua e compasso para o exame. Equipamentos eletrônicos, como celular, deverão ficar desligados durante a prova.

2. Atenção máxima ao enunciado
Leia mais de uma vez o enunciado de cada questão para saber exatamente o que a banca espera naquela resposta. Se a pergunta pede para citar, cite. Se pede para explicar, explique. Comparar, compare. Não enrole nas respostas. Seja pontual e objetivo.

3. Comece a prova pelas questões que sabe responder
Responda primeiro as questões sobre temas que tem maior domínio. Assim você garante responder bem as perguntas em que tem maiores chances de pontuar e guarda o tempo que sobrar para pensar melhor sobre as perguntas em que tem dúvidas.

4. Preste atenção nas unidades de medida
Nas questões de exatas, não esqueça de destacar as respostas, assim como respeitar as unidades de medida. É comum que em perguntas com gráficos e tabelas, a banca peça apenas interpretação do que está expresso ali. Releia o enunciado antes de sair fazendo contas desnecessárias.

5. Não deixe respostas em branco
É melhor fugir do tema que não responder a uma pergunta. Mesmo se você não souber a resposta exata de uma questão, mostrar que tem conhecimentos sobre assunto pode render algum ponto na correção. Importante lembrar que a dica vale para as provas da Fuvest, que não tem pontuação negativa para erros.

6. Preste atenção no relógio
Cuidado com o tempo. Fazer toda a prova a lápis e depois repassar à caneta pode não dar tempo. Se tiver certeza da resposta, transcreva já a caneta. Não se preocupe com rasuras. Se errar, rabisque o que não deve ser corrigido e prossiga com a resolução.

7. Alimente-se durante a prova
As provas têm duração de quatro horas e os candidatos podem levar alimentos leves, como frutas, chocolate e barras de cereal, e água para dentro da sala de exame. A parada para se alimentar pode ajudar como um momento de descanso para evitar o estresse e melhorar o rendimento.

Veja abaixo famosos que estudaram na USP

Editor do Jornal Nacional, William Bonner é formado em publicidade e propaganda pela USP. Foto: TV Globo/ DivulgaçãoA atriz Natália do Valle é formada em filosofia pela USP. Foto: ReproduçãoO jogador de futebol Sócrates (à dir.) formou-se em medicina pela USP em Ribeirão Preto. Foto: Gazeta PressZé Celso Martinez, diretor do Teatro Oficina, formou-se na Faculdade de Direito da USP. Foto: DivulgaçãoSandra Annenberg é formada pela Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA, mas seguiu carreira no jornalismo. Foto: Divulgação/TV GloboDiretor de Cidade de Deus, o cineasta Fernando Meirelles fez arquitetura na USP. Foto: Francisco Cepeda /AgNews O jornalista esportivo Juca Kfouri fez ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Foto: ReproduçãoCineasta e apresentadora, Marina Person cursou cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foto: ReproduçãoCantor e compositor, Chico Buarque frequentou o curso de arquitetura da USP entre 1963 e 1965, mas não concluiu. Foto: AgNewsA atriz Lilia Cabral é formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Foto: ReproduçãoO ator Tony Ramos foi aluno do curso de filosofia da USP. Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpcao/AgNewsRodrigo Faro é formado em rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Foto: ReproduçãoA atriz Maria Fernanda Cândido foi aluna do curso de terapia ocupacional da USP. Foto: DivulgaçãoO apresentador Luciano Huck cursou direito na Universidade de São Paulo. Foto: Daniel Delmniro / AgNewsO apresentador Marcelo Tas formou-se em engenharia civil Poli-USP em 1983. Foto: Divulgação



Leia tudo sobre: fuvestfuvest 2015vestibular

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas