Mais de 29 mil candidatos concorrem a 11,2 mil vagas. Segunda etapa do vestibular é composta por provas dissertativas

Mal começou o ano e 29,7 mil estudantes voltam aos estudos para a segunda fase da Fuvest, que começa no próximo domingo (4). Os candidatos enfrentarão três dias de provas dissertativas, a começar pelo exame de português e redação.

Em disputa estão 11.057 vagas na Universidade de São Paulo e outras 120 cadeiras na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

No domingo (4), os alunos terão quatro horas para responder a dez questões dissertativas de português e literatura e escrever uma redação. Na segunda-feira (5), os candidatos voltam ao local de prova para responder a 16 questões dissertativas de conhecimentos gerais, incluindo questões de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática e química.

Na terça-feira (6), então, os estudantes têm pela frente 12 perguntas sobre as disciplinas específicas da carreira na qual concorrem por uma vaga.

O iG reuniu dez dicas dadas pelos professores Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, e Márcio Guedes, do cursinho Poliedro, para a reta final do vestibular. Confira abaixo.

Mais de 29 mil candidatos foram convocados para segunda fase da Fuvest 2015
Marcos Santos/USP
Mais de 29 mil candidatos foram convocados para segunda fase da Fuvest 2015

1. Treine respostas dissertativas

O candidato pode encontrar provas de outras edições do vestibular no site da Fuvest  e treinar responder às questões de maneira objetiva, no tempo e no espaço adequado. O exercício serve também para se habituar ao tipo de questões proposta pela banca da Fuvest.

2. Visite o local de prova antecipadamente

Com o número menor de estudantes fazendo a segunda fase, muitos deles não fazem as duas etapas do vestibular no mesmo local de prova. Confira o endereço e procure diferentes maneiras para chegar ao local. 

O ideal é que o candidato visite o endereço antes do dia da prova e cronometre o tempo necessário para fazer o percurso. Não esqueça que os portões estarão abertos a partir das 12h30 e a prova começa às 13h. Atrasos não são tolerados.

3. Na véspera da prova, descanse

No dia que antecede a prova, nada de querer estudar tudo o que faltou. O momento é de descanso para estar bem disposto na maratona de provas. No sábado, o candidato deve se alimentar bem, dormir adequadamente e relaxar.

4. Documento de identificação, alimentos e caneta a postos

Não esqueça de ter o documento oficial com foto à mão para apresentar ao fiscal nos dias de prova. Os alunos podem levar lápis, caneta, borracha, régua e compasso para o exame. Equipamentos eletrônicos, como celular, deverão ficar desligados durante a prova.

5. Atenção máxima ao enunciado

Leia mais de uma vez o enunciado de cada questão para saber exatamente o que a banca espera naquela resposta. Se a pergunta pede para citar, cite. Se pede para explicar, explique. Comparar, compare. Não enrole nas respostas. Seja pontual e objetivo.

6. Comece a prova pelas questões que sabe responder

Responda primeiro as questões sobre temas que tem maior domínio. Assim você garante responder bem as perguntas em que tem maiores chances de pontuar e guarda o tempo que sobrar para pensar melhor sobre as perguntas em que tem dúvidas.

Saiba qual a ordem seguir no dia que tiver a redação e as questões de português. Começará pelas questões ou pela redação? Esboço da redação, questões e depois finalização da redação? Escolha o modelo mais adequado para você.

7. Preste atenção nas unidades de medida

Nas questões de exatas, não esqueça de destacar as respostas, assim como respeitar as unidades de medida.

É comum que em perguntas com gráficos e tabelas, a banca peça apenas interpretação do que está expresso ali. Releia o enunciado antes de sair fazendo contas desnecessárias.

8. Não deixe respostas em branco

É melhor fugir do tema que não responder a uma pergunta. Mesmo se você não souber a resposta exata de uma questão, mostrar que tem conhecimentos sobre assunto pode render algum ponto na correção.

Importante lembrar que a dica vale para as provas da Fuvest, que não tem pontuação negativa para erros.

9. Preste atenção no relógio

Cuidado com o tempo. Fazer toda a prova a lápis e depois repassar à caneta pode não dar tempo. Se tiver certeza da resposta, transcreva já a caneta. Não se preocupe com rasuras. Se errar, rabisque o que não deve ser corrigido e prossiga com a resolução.

10.   Alimente-se durante a prova

As provas têm duração de quatro horas e os candidatos podem levar alimentos leves, como frutas, chocolate e barras de cereal, e água para dentro da sala de exame. A parada para se alimentar pode ajudar como um momento de descanso para evitar o estresse e melhorar o rendimento.

Confira temas de atualidade que podem cair na prova


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.