Enem 2013: apenas 53 escolas no país têm nível máximo em matemática

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Inep divulgou as notas médias de 14,7 mil escolas cujos alunos fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio em 2013

Agência Brasil

Thinkstock/Getty Images
Apenas 53 das 14,7 mil escolas têm nível alto de matemática

Apenas 53 escolas em todo o país obtiveram o nível máximo de desempenho na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Essas escolas tiveram média de 750 pontos ou mais na prova, ficando no nível 5, o mais alto da escala do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Mais 891 escolas tiveram médias inferiores a 450 pontos e foram classificadas no nível 1, considerado o mais baixo. O Inep divulgou ontem (22) as notas de 14,7 mil escolas.

Confira as 100 melhores escolas do país; apenas 7 são públicas
Elite faz 43% mais pontos na redação que melhores pobres
+
 Veja as 20 melhores escolas na redação do Enem 2013

Os dados mostram também a diferença socioeconômica no aprendizado da disciplina. Dentre as 53 escolas de melhor desempenho na disciplina, 47 são de nível socioeconômico muito alto. As demais são de nível alto. Quando considerado o nível socioeconômico muito alto, a maior média foi 868,33. Já no nível socioeconômico muito baixo, a maior média foi 498,53 pontos, pouco mais da metade.

A formação dos professores também se distingue entre os extremos. Nas escolas com as maiores médias e de nível socioeconômico muito alto, mais da metade das disciplinas são ministradas por professores com formação superior de licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na mesma disciplina que lecionam. Já entre o nível mais baixo, essa porcentagem não chega à metade.

Nível socioeconômico

O indicador de nível socioeconômico é calculado a partir do nível de escolaridade dos pais e da posse de bens e contratação de serviços pela família dos alunos. No nível mais baixo, a renda familiar mensal é de até um salário mínimo, a mãe tem ensino fundamental incompleto e o pai nunca estudou. Já no mais alto, a renda familiar é de mais de 12 salários mínimos por mês, e pai e mãe tem ensino superior completo.

O Censo revela que há 25.909 escolas com pelo menos um estudante no ensino médio. Para a divulgação dos resultados, foram consideradas as escolas com, no mínimo, dez alunos concluintes do ensino médio participantes do Enem em 2013 e que apresentaram, no mínimo, 50% dos estudantes fazendo o exame. Ambas informações são baseadas no Censo Escolar 2013.

Entenda cálculo na nota

O Enem de 2013 foi feito por mais de 5 milhões de estudantes em todo o país. As notas são usadas para ingresso em instituições públicas, participação em programa de intercâmbio, obtenção de bolsas e financiamento em instituições privadas, além de certificação do ensino médio.

Além da prova de matemática, os alunos fazem provas de redação, português, ciências humanas e ciências da natureza. Para a correção das provas, é usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo o Inep, além de estimar as dificuldades dos itens e a proficiência dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem tem uma escala própria.

Confira abaixo piadas sobre o Enem de 2014

Antes do segundo dia de prova, estudantes postam fotos bem-humoradas. Foto: ReproduçãoAté na hora da paquera, eles só pensam no Enem. Foto: ReproduçãoPrincipal preocupação do segundo dia é o tema da redação. Foto: ReproduçãoEstudantes brincam com ansiedade antes da prova. Foto: ReproduçãoEstudantes repercutem prova do Enem. Foto: Reprodução"Escravidão". Foto: Reprodução/TwitterMemes do Enem 2014. Foto: ReproduçãoInternauta se diverte com frase da prova. Foto: Reprodução/TwitterE o Sansão é capaz de dar volta ao mundo. Foto: Reprodução/TwitterCandidato faz piada com questão da prova. Foto: Reprodução/TwitterInternauta comenta sobre questão da prova. Foto: Reprodução/TwitterEstudantes ironizam os atrasados. Foto: Reprodução/TwitterEstudantes ironizam a alta dos preços das canetas e outros acessórios nas portas dos locais de prova. Foto: Reprodução"Não xingue as pessoas que tiram foto na hora da prova; no futuro, quem fará teu lanche são elas", diz meme.. Foto: Reprodução/InstagramInternauta faz piada com o assunto das questões do Enem. Foto: Reprodução/TwitterEnem estuda meme. Foto: Reprodução/Enem da DepressãoPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas. Foto: ReproduçãoMemes do Enem 2014. Foto: ReproduçãoMemes do Enem 2014. Foto: ReproduçãoMemes do Enem 2014. Foto: ReproduçãoMemes Enem 2014. Foto: ReproduçãoMemes Enem 2014. Foto: ReproduçãoMemes Enem 2014. Foto: ReproduçãoPara estudar Enem meme. Foto: Reprodução/Prévest da deprêMeme Enem mib. Foto: Reprodução/Prévest da deprêMenina que chorou por Aécio vira alvo de memes. Foto: Reprodução/Prévest da deprêEstudantes brincam com o fato de passar o final de semana fazendo prova. Foto: ReproduçãoInternautas brincam com estresse da prova. Foto: Reprodução/InstagramInternauta brinca com a exigência da caneta preta transparente. Foto: Reprodução/TwitterInternauta "reclama" do tédio das redes sociais. Foto: Reprodução/TwitterInternauta se espanta com a quantidade de comida que alguns candidatos levam para a prova. Foto: Reprodução/TwitterJornalista americano diz que o Enem é a sua época favorita do ano, por causa da mídia brasileira que publica fotos de estudantes chegando atrasados na prova. Foto: Reprodução/TwitterInternauta se impressiona com candidatas que vão fazer a prova usando sapato de salto alto. Foto: Reprodução/TwitterInternauta não entende as fotos com hashtag #Enem2014, mas que não tem relação com a prova. Foto: Reprodução/TwitterE aparentemente está bem calor em alguns locais de prova. Foto: Reprodução/TwitterComo acontece todos os anos, há até internautas que esperam as fotos do desespero e correria dos candidatos para entrar no local da prova. Foto: Reprodução/TwitterUsuários das redes sociais brincam com o preço da caneta bic nas regiões das provas. Foto: Reprodução/TwitterInternautas ironizam os atrasados no Enem. Foto: Reprodução/Twitter


Leia tudo sobre: enem 2013enem por escolaensino médiomatemática

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas