Inep divulga médias do Enem 2013 por escola; confira

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Consulta mostra nota média dos estudantes no Enem por escola e percentual de alunos por faixa de desempenho

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta segunda-feira (22) as médias do Enem por Escola 2013. Neste ano, foram publicadas as notas médias dos alunos de 14.715 escolas públicas e privadas.

+ Confira aqui a nota de sua escola (arquivo excel)

Elte rica faz 43% mais pontos que bons alunos pobres
Veja as 20 melhores escolas na redação do Enem 2013
+
 SP, RJ e MG reúnem maioria das cem melhores escolas no Enem 2013

Neste ano, o sistema permite consultar o desempenho médio dos estudantes, o percentual de alunos em cada um dos cinco níveis de desempenho e a média dos 30 melhores alunos em cada uma das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

A partir de dados do Censo Escolar, o Inep classificou as escolas em sete níveis socioeconômicos para que seja possível comparar o desempenho de escolas com cenário parecido. “As escolas são muito heterogêneas, o que estamos fazendo é reconhecer que as escolas atendem alunos muito diferentes e isso tem impacto no seu desempenho. É muito diferente atender alunos de nível [socioeconômico] alto de alunos com nível muito baixo”, analisou o presidente do Inep, Chico Soares. 

De acordo com ele, há resultados muito bons entre escolas que atendem alunos de baixa renda e essas experiências devem ser usadas como modelo. 

“[Com esses dados], a escola, no exercício de sua autonomia, pode buscar o que escolas que atendem o mesmo tipo de aluno que ela estão fazendo para conseguir bons resultados", afirma Chico Soares, para quem as redes estaduais terão um papel importante na melhora do ensino médio. 

Formação docente faz diferença

A divulgação inclui um indicador de formação docente. As escolas podem ser separadas entre as que tem mais ou menos da metade de seus professores com formação adequada, ou seja ensino superior completo.

"Este ainda não é um trabalho de análise, mas já correlacionamos formação dos professores e desempenho dos alunos no Enem e percebemos que há, sim, um resultado positivo. Isso significa que se investirmos na diplomação dos professores, melhoramos o ensino", explica.

Enem 2013

Aparecem na lista divulgada pelo Inep as instituições de ensino com, ao menos, dez alunos concluintes do ensino médio e com 50% de estudantes participantes do Enem.

No exame do ano passado, a nota máxima de um candidato na prova de matemática foi de 971,5 pontos. Em Ciências da Natureza, máxima foi de 901,3. Na prova de Ciências Humanas, o desempenho máximo chegou a 888,7 pontos. A prova de linguagens e códigos teve como nota mais alta 813,3 pontos. A redação tem nota máxima de 1.000 pontos.

Leia tudo sobre: enem por escolaenem 2013ensino médio

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas