Rondônia e Acre são os Estados com maior índice de crianças fora da pré-escola

Por Cristiane Capuchinho - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Lei torna obrigatória matrícula de crianças nessa faixa etária a partir de 2016; 18,6% dessa população está fora da escola

Rondônia e Acre são os Estados brasileiros com menor taxa de frequência escolar entre as crianças de 4 e 5 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2013. 

Enquanto no país 81,4% das crianças nessa faixa etária estão matriculadas na pré-escola, apenas 56,9% da população de Rondônia entre 4 e 5 anos frequenta a escola. No Acre, o percentual é de 58,6%.

Prefeituras fecham salas de educação integral para criar vaga no ensino infantil

Entre as unidades federativas com os percentuais de atendimento mais baixos estão ainda o Amapá (62,4%), o Amazonas (63,6%) e o Rio Grande do Sul (63,8%). 

O dado preocupa pois em 2016 a matrícula das criança dessa faixa etária se tornará obrigatória, de acordo com a lei 12.796, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2013.

Confira abaixo o ranking dos Estados por atendimento a crianças dessa faixa etária. Na internet, o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle permite a consulta por município. 

Atendimento escolar de crianças de 4 e 5 anos |Create infographics
Leia tudo sobre: educação infantilPNEeducação básica

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas