PF prende 18 pessoas em Alagoas por desvio de recursos da merenda escolar

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Empresas superfaturavam preços de contratos e pagavam propina para ter vantagem em licitação de comida para escolas

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal prendeu 18 pessoas em Alagoas por fraude em compra de merenda escolar e material escolar de escolas públicas do Estado.

A Operação Farnel cumpriu ainda 42 mandados de busca e apreensão em Maceió e no interior do Estado.

A PF investigava desde 2012 a suspeita de fraude para beneficiar algumas empresas fornecedoras de merenda em licitações públicas. De acordo com as investigações, uma empresa fornecedora de merenda escolar apresentava ao diretor da escola as planilhas com as cotações de preços das empresas concorrentes, estas não existiam ou estavam em nome de “laranjas”.

A Controladoria Geral da União detectou superfaturamento de 10% nos valores pagos pelo poder público. Constatou-se ainda, que os gestores das escolas investigadas recebiam propina dos donos das empresas, aceitando a fraude.

Os presos responderão pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha, fraude a licitação e falsidade documental.

Confira abaixo jornadas perigosas que crianças fazem para ir à escola

Gulu, China: Shen Qicai monta em burro ao lado do avô rumo a uma remota escola primária em um vilarejo vizinho. Foto: Reprodução/YoutubeProvíncia de Guizhou, China: alunos andam em estrada estreita para estudar na vila de Bijie. Foto: Reprodução/YoutubeIndonésia: crianças se penduram em ponte improvisada para atravessar rio rumo a escola, em Pintu Gabang. Foto: Reprodução/YoutubeIndonésia: todos os dias, cerca de 20 estudantes fazem o trajeto por meio de ponte suspensa na região. Foto: Reprodução/YoutubeProvíncia de Sichuan, China: Zhao Jihong e sua filha Zi Yi, de 4 anos, atravessam ponte quebrada sob a neve para chegar à escola em Dujiangyan. Foto: Reprodução/YoutubeZhang Jiawan, China: com montanhas íngremes, a aldeia recorre a escadas para que as crianças possam chegar a colégio em uma vila perto do local. Foto: Reprodução/YoutubeSri Lanka: com auxílio de um pai, alunas atravessam fenda com prancha de madeira para chegar ao colégio diariamente. Foto: Reprodução/YoutubeProvíncia de Rizal, Filipinas: para estudar, grupo de crianças com menos de dez anos atravessa rio usando pneus cheios de ar como bóia. Foto: Reprodução/YoutubePili, China: grupo enfrenta jornada de até 200 km pelas montanhas para ter acesso a educação. Foto: Reprodução/YoutubeNova Délhi, Índia: carroça abarrotada de crianças faz o percurso casa-escola na capital. Foto: Reprodução/YoutubeLebak, Indonésia: para irem a escola, alunos atravessavam ponte quebrada. Empresa produtora de aço ergueu outra mais segura recentemente. Foto: Reprodução/YoutubeCilangkap, Indonésia: uniformizadas, estudantes cruzam o rio Ciherang em espécie de jangada para irem a escola. Foto: Reprodução/YoutubeBeldanga, Índia: crianças de todas as idades vão para a escola amontoadas em um tuk-tuk, espécie de triciclo indiano. Foto: Reprodução/YoutubeHimalaia: em Zanskar, Índia, crianças enfrentam nevascas em estrada instável rumo a escola todos os dias. Foto: Reprodução/Youtube



Leia tudo sobre: PFmerenda escolarAL

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas