Fuvest: conflito árabe-judeu e violência contra mulher podem aparecer na prova

Por Cristiane Capuchinho - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Prova de conhecimentos gerais terá 90 perguntas de múltipla escolha; exame será aplicado no próximo domingo (30) às 13h

No próximo domingo (30), cerca de 111 mil candidatos farão as provas da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para as Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

O iG Educação perguntou a professores de cursinhos quais os principais temas de atualidade a que os estudantes devem estar atentos. Confira a galeria abaixo

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - Em pesquisa do Ipea, 1 em cada 4 brasileiros concordou que mulher que usa roupas que mostram o corpo merece ser atacada. O levantamento gerou campanhas contra a violência de gênero. Foto: ReproduçãoCONFLITO DO ORIENTE MÉDIO - Uma nova onda de ataques aumentou o acirramento da tensão entre árabes e judeus. O tema pode aparecer na prova de vestibular com questões sobre o Oriente Médio . Foto: AFPRACISMO - A discriminação contra jogadores negros, como o goleiro Aranha e o volante Tinga, chamou a atenção para o preconceito racial existente no País. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPAEPIDEMIAS - Surtos de doenças altamente contagiosas, como a dengue, a meningite e o ebola (foto), podem aparecer em questões de biologia. Foto: APDESCARTE DE LIXO - A Polícia Nacional de Resíduos Sólidos determinava que até agosto deste ano todas as cidades do País fechassem seus lixões e dessem destino adequado a seu lixo. No entanto, 39% dos municípios não atingiram a meta. Foto: Pedro Kirilos / Agência O GloboCRISE NA UCRÂNIA - Parte da antiga União Soviética, a Ucrânia vive uma crise econômica e política que esbarra na questão das fronteiras e da identidade cultural. Foto: ReutersPROTESTOS - Desde junho de 2013, as grandes cidades brasileiras foram tomadas por protestos exigindo o cumprimento de seus direitos sociais, como moradia, educação e saúde de qualidade. Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura PressDITADURA MILITAR - A ditadura e a democracia do País voltaram ao debate neste ano, que marcou 50 anos do Golpe Militar no País e 30 anos das Diretas Já. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura PressCrise da água em São Paulo desperta discussões sobre abastecimento, consumo e clima. Foto: AFPItamar Franco lança o Plano Real, em 1994, ao lado do então ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Foto: Arquivo pessoal

Prepare-se

A primeira fase da Fuvest será realizada no próximo domingo (30) às 13h. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30.

É preciso levar um documento de identidade original com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. 

Os estudantes terão cinco horas para responder a 90 questões de múltipla escolha. Os candidatos poderão deixar as salas apenas a partir das 16h. 

O resultado da primeira fase será conhecido no dia 22 de dezembro. Os aprovados farão as provas da segunda fase nos dias 4, 5 e 6 de janeiro.

+ Fuvest divulga locais de prova
+ 18 carreiras da USP têm menos de 4 candidatos por vaga
+ 34 universidades federais selecionarão alunos apenas pelo Sisu

Leia tudo sobre: vestibularfuvestusp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas