PF fará perícia em celular de candidato que recebeu tema de redação do Enem

Por Agência Brasil - Mariana Tokarnia |

compartilhe

Tamanho do texto

Inep apresentou ofício com logística de segurança do exame; PF investiga denúncia de vazamento da redação do Enem 2014

Agência Brasil

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) requisitou perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação por mensagem. A Polícia Federal (PF) no Ceará fará a perícia "com urgência", segundo a assessoria de imprensa da PF.

Nessa sexta (21), o MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame.

O MPF agora aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. O órgão instaurou, no último dia 14, procedimento para apurar as denúncias feitas por estudantes do estado. Um dos candidatos entrevistados deixou o celular para ser periciado.

No Piauí, candidato denunciou vazamento

Antes de envolver estudantes cearenses, a notícia de suposto de vazamento foi feita por um estudante do Piauí, que procurou a Polícia Federal no estado. A PF no Piauí investiga a suposta fraude. No Ceará, a PF não confirma abertura de inquérito policial e diz que a perícia no aparelho pode ser feita sem esse procedimento.

Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente do Inep, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem 2014 ser cancelado. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 deste mês. Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram do exame em mais de 1,7 mil cidades em todo o país.

No Twitter, internautas fazem piada juntando o Enem e os debates eleitorais. "#AprendiNoEnem que a candidata Luciana Genro não gostou da atitude do filósofo Platão" . Foto: Reprodução/Enem da DepressãoNeste ano, o tema da redação do Enem foi publicidade infantil. Parece que os candidatos não estavam preparados para isso. Foto: ReproduçãoA duração das provas do Enem incomodou alguns candidatos. Foto: ReproduçãoO filósofo Platão apareceu em questão do Enem e em vários memes na internet. Foto: ReproduçãoAté a Dilma Bolada usou seu Twitter para fazer graça com o Enem. Foto: ReproduçãoEstudante brinca com dificuldade em questão de química. Foto: ReproduçãoGabarito da prova se transformou em meme. Foto: ReproduçãoA pergunta sobre Platão gerou várias piadas nas redes sociais. "ele apontando pra cima significa "pede a resposta ao cara lá de cima, pq vc nunca vai saber isso aqui". Foto: ReproduçãoAté a novela "O Clone" foi lembrada pelos internautas para comentar as questões de genética do Enem. Foto: ReproduçãoDe olho na prova do ano passado, internautas dizem que o nanokid apareceu esquartejado na prova de 2014. Foto: Reprodução#AprendiNoEnem que quem fez a questão do pêndulo com certeza é fã da Miley Cyrus. . Foto: Reprodução/Aprendi no EnemCandidatos brincam com a charge da Mônica que aparece em questão de física e mostrava o coelho Sansão dando a volta no mundo. Foto: ReproduçãoA questão de física que falava sobre o pêndulo de Newton também foi tema de meme #AprendiNoEnem. Foto: Reprodução/Enem da Depressão


Leia tudo sobre: enemvestibularmecinep

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas