MEC divulga gabarito oficial do Enem 2014

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Notas dos alunos serão publicadas apenas em janeiro, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem). Os candidatos só saberão suas notas em janeiro, segundo o órgão ligado ao Ministério da Educação.

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (08/11)                     
- PROVA AMARELA (sábado)
- PROVA ROSA (sábado)
- PROVA AZUL (sábado)
- PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (09/11)
- PROVA AMARELA (domingo)
- PROVA CINZA (domingo)
- PROVA AZUL (domingo)
- PROVA ROSA (domingo)

Número de acertos não é igual à nota

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

+ Entenda como funciona a TRI
+
 Veja a correção comentada das provas do Enem

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 6,2 milhões de estudantes em 1,7 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (8), eles responderam a questões de ciências e de ciências da natureza. No segundo dia (9), foram questões de linguagens, códigos e matemática.

Para que serve o Enem

A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior de instituições públicas e privadas. Também é usado para acessar bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao programa Ciência sem Fronteiras, à certificação do ensino médio.

No Twitter, internautas fazem piada juntando o Enem e os debates eleitorais. "#AprendiNoEnem que a candidata Luciana Genro não gostou da atitude do filósofo Platão" . Foto: Reprodução/Enem da DepressãoNeste ano, o tema da redação do Enem foi publicidade infantil. Parece que os candidatos não estavam preparados para isso. Foto: ReproduçãoA duração das provas do Enem incomodou alguns candidatos. Foto: ReproduçãoO filósofo Platão apareceu em questão do Enem e em vários memes na internet. Foto: ReproduçãoAté a Dilma Bolada usou seu Twitter para fazer graça com o Enem. Foto: ReproduçãoEstudante brinca com dificuldade em questão de química. Foto: ReproduçãoGabarito da prova se transformou em meme. Foto: ReproduçãoA pergunta sobre Platão gerou várias piadas nas redes sociais. "ele apontando pra cima significa "pede a resposta ao cara lá de cima, pq vc nunca vai saber isso aqui". Foto: ReproduçãoAté a novela "O Clone" foi lembrada pelos internautas para comentar as questões de genética do Enem. Foto: ReproduçãoDe olho na prova do ano passado, internautas dizem que o nanokid apareceu esquartejado na prova de 2014. Foto: Reprodução#AprendiNoEnem que quem fez a questão do pêndulo com certeza é fã da Miley Cyrus. . Foto: Reprodução/Aprendi no EnemCandidatos brincam com a charge da Mônica que aparece em questão de física e mostrava o coelho Sansão dando a volta no mundo. Foto: ReproduçãoA questão de física que falava sobre o pêndulo de Newton também foi tema de meme #AprendiNoEnem. Foto: Reprodução/Enem da Depressão

Com informações da Agência Brasil

Leia tudo sobre: enem 2014gabaritooficial

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas