Enem: Redação não pode ser politicamente incorreta nem ter menos de oito linhas

Por iG São Paulo

compartilhe

Tamanho do texto

No segundo dia, candidatos terão 5h30 para responder a 90 questões de linguagens e matemática e escrever uma redação

Neste domingo (25), os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) terão cinco horas e trinta minutos para escrever uma redação e responder a 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e de matemática.

Textos que desrespeitem os direitos humanos, fujam do tema proposto ou não tenham, ao menos, oito linhas serão eliminados no momento da correção.

+ Veja motivos de anulação da redação

Outro critério de eliminação é o uso de palavrões, desenhos ou inclusão de trechos desconexos com a redação de maneira proposital. Essa regra foi criada após candidatos terem escrito a receita de macarrão instantâneo e parte do hino do Palmeiras no exame de 2012. 

Os portões dos locais de provas estarão abertos a partir das 12h (horário de Brasília) e serão fechados às 13h. Atrasos não são tolerados pelos fiscais de prova.

Como no primeiro dia, os candidatos devem levar documento original com foto e caneta preta de corpo transparente. Os candidatos podem deixar o local de prova após duas horas de seu início.

Veja os temas de redação que já foram cobrados no Enem:

Publicidade infantil foi o tema pedido pela redação do Enem em 2014. Foto: BBC BrasilO Enem de 2013 pedia que o candidato escrevesse uma redação sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Foto: Futura PressMovimento imigratório para o Brasil no século 21 foi o tema da redação no exame de 2012. A prova fazia referência à entrada de bolivianos e haitianos no País Na foto, abrigo de refugiados. Foto: João Fellet/BBC Brasil"Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado" foi o tema da redação no Enem 2011. Foto: Agência EBC/DivulgaçãoEm 2010, o Enem trouxe textos sobre trabalho escravo e propôs uma redação sobre "O trabalho na Construção da Dignidade Humana". Foto: Congresso em FocoEm 2009, o tema de redação foi "O indivíduo frente à ética nacional". Dois dos textos de apoio falavam sobre o tema da corrupção. Na foto, tour da corrupção. Foto: Jan HrdyEm 2008, o tema da redação do Enem foi o desmatamento na floresta amazônica. Foto: Agência BrasilEm 2007, o exame pediu para que os estudantes discutissem o desafio de se conviver com as diferenças. Foto: Leia JáEm 2006, o Enem trouxe uma coletânea de textos sobre a importância de ler e pedia uma redação sobre "O poder de transformação da leitura". Foto: Divulgação/EMEF Amorim LimaO tema da redação no Enem 2005 foi o trabalho infantil. Foto: AFPA redação do Enem de 2004 perguntava "como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?" Na foto, protesto contra a censura em 1968 . Foto: Arquivo Agência Estado


Leia tudo sobre: enemenem 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas