Estudantes se queixaram do cansaço após os dois dias de prova. Para jovens, tema da proposta de redação surpreendeu

Para os candidatos que começam a sair do campus Uninove na Barra Funda, zona oeste de cidade, a prova de hoje do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve nível médio de dificuldade.

"Matemática era o mais difícil. Caíram matérias com fórmulas, como função", conta Alexandre Amaral, de 20 anos. Ele diz que chutou a maioria dessas questões.

Em literatura, a estudante Bianca Luana, de 18 anos, conta que foram abordados tema como pré-modernismo, romantismo e barroco.

A redação foi o que mais surpreendeu a estudante Ilana Vannucci, de 17 anos. "Não estava esperando. Me posicionei a favor [da publicidade infantil], mas com limites", conta.

Os três estudantes se queixaram do cansaço após os dois dias de prova. "Muito sono e dor nas costas", diz Bianca.

Enem 2014:

Gabaritos oficiais devem sair até quarta-feira
#AprendinoEnem: internautas brincam com questões do exame nacional
Professores dizem que tema de redação é pertinente e atual, mas admitem surpresa

Juliana Toleti, de 17 anos, veio fazer o Enem como treineira. Ela conta que a prova de português estava bastante cansativa, com textos longos e foco na interpretação. Na redação, ela diz que argumentou que a publicidade infantil pode criar crianças mais consumistas.

"Eu achava que o Enem era muito mais difícil, quase impossível. Estou mais tranquila agora", conta Bianca.

Em matemática e inglês, a também treineira Bruna Bellotto, de 17 anos, está confiante em bons resultados. "Tinha questões básicas de média e regra de três. Em inglês, era basicamente análise de músicas", conta.

Veja imagens dos dois dias de prova:


    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.