Para aliviar tensão pré-prova, estudantes têm playlist eclética

Por Bárbara Libório (iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Neste sábado estudantes farão prova de Ciências Humanas e Ciências da Natureza; exame termina às 17h30

De Beatles a Adele, de Kings of Leon a música gospel. A playlist dos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é bem eclética para aliviar a tensão da prova. Nos arredores dos locais do exame é fácil encontrar pessoas com fones de ouvido para diminuir o nervosismo.

Barbara Liborio/iG
Laís ao lado do pai, Paulo Tanaka, curtem música antes da prova

De cabelos tingidos de verde e camiseta do Black Sabbath, a estudante Lais Basso, de 17 anos, esta prestando a prova pela segunda vez e não abre mão das músicas de Ozzy Osbourne momentos antes da prova. "Estou ansiosa porque é muita pressão. A música me deixa mais calma", diz.

Ao seu lado, o pai Paulo Tanaka , de 59 anos, confirma. "Ela está sempre com fones de ouvido."

Já a estudante Amanda Garrido, de 20 anos, opta por sua banda favorita, o Avenged Sevenfold. Fazendo a prova pela terceira vez, ela diz que o som pesado da banda a deixa "mais ligada". "Estou preocupada com o tempo da prova", conta.

Se o tempo é problema para alguns, outros querem mais que ele passe rápido. É o caso de Bruno Mendes, de 18 anos, que, em sua playlist, tem apenas hinos de sua religião, a doutrina Santo Daime. "A música gospel me ajuda a desligar um pouco da prova."

Veja imagens do 1º dia do Enem 2014:

Amanda Garrido ouve Avenged Sevenfold antes do início da prova em SP. Foto: Barbara Liborio/iGLaís ao lado do pai, Paulo Tanaka, curtem música antes da prova. Foto: Barbara Liborio/iGAlunos aguardam abertura dos portões no campus da UFRJ, no Rio de Janeiro. Foto: Futura PressAlunos aguardam abertura dos portões no campus da UFRJ, no Rio de Janeiro. Foto: Futura PressFernanda, 21, tem autismo e sonha em fazer web designer. Ela aguarda abertura dos portões na Uninove, Campus Barra Funda, em SP . Foto: Futura PressAglomeração de estudantes no momento em que os portões abriram, em São Paulo. Foto: Barbara Liborio/iGElizabeth Gomes, 67, está em busca do certificado do ensino médio. ""Não pude estudar na época certa", diz ela, que sonha em fazer faculdade de matemática. Foto: Barbara LibórioO aposentado José Petronilho, 52, veio fazer a prova em busca de uma nota que lhe renda uma bolsa de estudos no curso de medicina veterinária. Foto: Barbara LibórioMovimentação dos alunos à espera da abertura dos portões. Foto: Barbara Liborio/iGVista da aula de matemática improvisada. Foto: Barbara Liborio/iGProfessor Márcio Barbosa dá aula de matemática na 'porta do Enem' em SP. Foto: Barbara Liborio/iGAlexandre Neto, 22, aproveitou a aula para pegar algumas dicas . Foto: Barbara Liborio/iGAs estudantes Gabriela Torres e Alana Calixto não assistiram à aula com medo de se confundirem. Foto: Barbara Liborio/iGMovimentação de alunos à espera da abertura dos portões para o Enem. Foto: Barbara Liborio/iGMovimentação dos alunos à espera da abertura dos portões. Foto: Barbara Liborio/iGAnna Stefani trouxe a mãe e o irmão com ela; jovem quer uma vaga na medicina da Unifesp. Foto: Barbara Liborio/iGAlexandre Barbosa, 21, chegou às 9h para evitar imprevisto. Ele quer uma vaga no curso de Direito em federais. Foto: Barbara Liborio/iGIngrid Medina, 16, está no 2º ano do Ensino Médio e presta o Enem como treineira. Ela quer estudar medicina na UNIFESP. Foto: Barbara Liborio/iG


Leia tudo sobre: enemenem 2014

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas