Enem começa hoje às 13h para 8,7 milhões de candidatos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Estudante deve chegar a local de prova às 12 h (horário de Brasília) e levar caneta preta e documento oficial com foto

Futura Press
Estudantes não podem usar boné ou gorro e devem desligar aparelhos eletrônicos

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem) serão aplicadas neste sábado (8) para 8,7 milhões de candidatos. Os estudantes devem chegar ao local de prova às 12h, quando portões serão abertos. A entrada só poderá ser feita até as 13h (horário de Brasília).

Em alguns locais, como no Acre e em municípios do extremo oeste do Amazonas, a diferença em relação a Brasília chega a três horas. Nesses locais, os portões serão abertos às 9h e fechados às 10h.

+ Caneta azul não é aceita no Enem; tire dúvidas
+ Portões serão fechados às 13h de Brasília
+ Cuidados com a alimentação antes do exame
+
 Acompanhe correção comentada após a prova no iG

Em Rondônia, Roraima, e no Amazonas, a abertura dos portões ocorrerá às 10h e o fechamento às 11h. No Nordeste e no Amapá, Pará, Tocantins, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o acesso começa às 11h e os candidatos podem entrar até as 12h.

Nos Estados das regiões Sul e Sudeste e no Estado de Goiás, o horário é o mesmo do Distrito Federal - os portões serão abertos às 12h e a prova terá início às 13h.

Os estudantes devem lembrar que, em geral, o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando é menor aos finais de semana e sair de casa com antecedência. 

4h30 de prova

Hoje, os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para responder a 90 questões de múltipla escolha das provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. 

No domingo, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, totalizando 90 questões de múltipla escolha. Os alunos terão ainda de fazer uma redação. Para isso, terão cinco horas e trinta minutos.

+ Crise hídrica e ebola podem ser temas de redação

Só é permitida a saída do local de prova após duas horas do início do exame. O estudante que quiser levar o caderno de prova para casa terá de esperar até os 30 minutos finais da prova.

Na página do Facebook Enem da Depressão, estudantes aproveitam para compartilhar piadas e ansiedades. Foto: Reprodução/Enem da DepressãoAlguns estudantes estão incomodados com o local de prova designado pelo Inep. Foto: Reprodução/FacebookPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas a poucos dias do Enem . Foto: Reprodução/FacebookNa contagem regressiva para o Enem 2014, estudante fazem humor com a ansiedade para a prova. Foto: Reprodução/FacebookNem estudantes que fazem pela segunda vez o exame nacional perderam o bom humor. Foto: Reprodução/FacebookNa página do Facebook Prévest Dá Deprê, o esforço de acordar cedo vale pelo objetivo. Foto: Reprodução/FacebookPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas a poucos dias do Enem . Foto: Reprodução/FacebookA batalha entre o sono e o estudo é tema comum nos memes sobre o Enem, como nesse com o personagem Chapolim Colorado. Foto: Reprodução/FacebookAssim que foi divulgado o cartão de confirmação do Enem 2014, as piadas sobre o local de prova começaram. Foto: Reprodução/FacebookPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas a poucos dias do Enem . Foto: Reprodução/FacebookPara desestressar, alunos de todo o país que farão o Enem compartilham memes. Foto: Reprodução/FacebookPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas a poucos dias do Enem . Foto: Reprodução/FacebookPara aliviar a tensão, estudantes compartilham imagens bem-humoradas a poucos dias do Enem . Foto: Reprodução/FacebookA frase dita pelo imperador D. Pedro 1° foi adaptada para o Enem. Foto: Reprodução/Prévest da deprêEnquanto esperam pelo exame, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, estudantes compartilham memes bem-humorados. Foto: Reprodução/Cepap da DepressãoPelas imagens de humor, sono parece ser uma das grandes dificuldades dos estudantes. Foto: ReproduçãoA jovem que chorou após o resultado da eleição presidencial também virou piada na mão dos inscritos no Enem. Foto: Reprodução/Prévest da deprêO medo do esquecimento também é motivo de piada para os inscritos no Enem. Foto: Reprodução/Prévest da deprê

O que levar?

O candidato deve levar caneta de tinta preta com corpo transparente e documento de identidade com foto. Se o estudante perdeu o documento, deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.
É permitido levar lanches e água.

O estudante poderá usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos e anotações. Não pode ainda usar óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, deverá colocá-lo no porta-objetos.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão que ficar no porta-objetos com lacre, embaixo da cadeira, até o fim das provas. No ano passado, mais de 20 candidatos foram eliminados por postar fotos do exame em redes sociais.


Leia tudo sobre: enemvestibular

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas