Para Michel Macedo, 20 anos, proposta deve exigir algum tema atual que o aluno possa propor uma intervenção social

Em todo canto que se fala de Enem, a especulação corre solta: qual deve ser o tema da redação? Entre as apostas mais citadas estão crise da água, descarte de lixo ou doenças contagiosas. Com o currículo de quem tirou nota máxima na redação em 2012, Michel Carvalho Macedo, de 20 anos, também tem seu palpite. "Eu arriscaria que o tema pode ser relacionado com crise econômica", diz o aluno de letras da USP.

+ Faça simulado do Enem
+ Confira temas que podem cair na prova este ano
+ Veja dicas para escrever uma redação nota 1.000
+ Interpretação de texto e geometria são assuntos mais cobrados

Que tinha potencial para escrever, Michel já tinha se dado conta – a própria escolha pelo curso de Letras reflete um pouco disso. Mas conquistar nota mil na redação do Enem era uma coisa que não passava pela cabeça do jovem egresso de escola pública.

Michel Macedo, 20 anos, tirou nota máxima na redação de 2012 e atualmente cursa letras na USP
Arquivo pessoal
Michel Macedo, 20 anos, tirou nota máxima na redação de 2012 e atualmente cursa letras na USP

O tema em 2012 foi o fluxo migratório para o Brasil no século XXI. Para dissertar sobre o assunto, conta Michel, ele mesclou os conhecimentos que adquiriu na escola e no cursinho com a vivência do dia a dia em um País em que tanta gente se mistura. Com repertório do assunto, ficou muito mais fácil começar. O restante é ter domínio do código, conseguir demostrar o conteúdo que sabe e saber se posicionar sobre o tema.

“Além disso, é preciso tomar cuidado com o jeito de expor um posicionamento. Acho válido que as pessoas defendam suas opiniões, mas é necessário fazer isso baseado em bons argumentos,” diz ele.


Leia também:

Mesmo formado, jovem presta Enem todo ano: "Ainda sinto frio na barriga"
“Para ir bem no Enem, dormia só três horas", diz aluna que trabalhava em padaria

Naquele ano de preparação, além da prática da redação, ele se dedicou a fazer bonito nas questões objetivas. “Eu foquei meus estudos na parte de interpretação, porque muitas das questões são baseadas em textos, então eu via isso como parte essencial do meu estudo”.

O resultado foi que, apesar de boa nota no Enem, ele conseguiu passar no vestibular da Fuvest e acabou optando pela Universidade de São Paulo, onde cursa o segundo ano de Letras.

Veja os temas de redação que já foram cobrados no Enem:


    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.