Estudantes têm até dia 23 para responder a questionário obrigatório do Enade

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Alunos de arquitetura, engenharia, letras e pedagogia farão as provas do exame nacional no dia 23 de novembro

Agência Brasil

Estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014 têm até o dia 23 de novembro para responder ao questionário do estudante na internet. Somente após responder todo o questionário, o estudante terá acesso a informações sobre o local da prova.

O preenchimento é obrigatório e deve ser feito no ambiente virtual destinado ao universitário, pelo CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que não responderem estarão em situação irregular com o Enade e poderão ficar impedidos de colar grau e receber o diploma, mesmo que façam o exame.

Esta edição da prova será aplicada no dia 23 de novembro, em todos os Estados e no Distrito Federal. Será avaliado o desempenho de 483.520 estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, como arquitetura e urbanismo, engenharias, letras e pedagogia.

Participarão da prova aqueles que têm expectativa de finalizar o curso até julho de 2015. Para tanto, precisam concluir mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. Também farão o exame estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2014 e os universitários de cursos superiores de tecnologia que tiverem cumprido mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição.

A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório para os alunos. O resultado do exame é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. O questionário do estudante é um dos instrumentos de coleta de informações do Enade, de caráter obrigatório, que tem por objetivo subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao seu processo formativo.

Neste ano, participarão do exame alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. Confira a lista dos cursos que participarão do exame este ano.

RANKING CWUR - Posição no País:  1ª) Universidade de São Paulo (USP). Foto: Cecília Bastos/Divulgação USPRANKING CWUR - Posição no País:  2ª) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 3ª) Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foto: Antonio Scarpinetti/UnicampRANKING CWUR - Posição no País: 4ª) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 5ª) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foto: Wikimedia CommonsRANKING CWUR - Posição no País: 6ª) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 7ª) Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 8ª) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 9ª) Universidade Federal Fluminense (UFF). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 10ª) Universidade de Brasília (UnB). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 11ª) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 12ª) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 13ª) Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 14ª) Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foto: Rodrigo Juste Duarte/Divulgação UFPRRANKING CWUR - Posição no País: 15ª) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foto: DivugaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 16ª) Universidade Federal do Ceará (UFC). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 17ª) Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foto: DivulgaçãoRANKING CWUR - Posição no País: 18ª) Universidade Federal do ABC (Ufabc). Foto: Divulgação



Leia tudo sobre: enadeensino superior

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas