Tema dessa edição da Olimpíada é O Lugar Onde Vivo e abrange diversos gêneros literários

Agência Brasil

Textos escolhidos na etapa municipal devem ser enviado neste domingo
AP
Textos escolhidos na etapa municipal devem ser enviado neste domingo

Termina neste domingo (17) o prazo para as escolas participantes da Olimpíada de Língua Portuguesa enviarem à comissão julgadora, pelo site do concurso, os textos escolhidos para a etapa municipal. 

LEIA MAIS: Escola deve priorizar lado criativo da matemática, diz 'Nobel' brasileiro

Os textos podem ser enviados até a meia-noite. A primeira fase da competição ocorreu dentro das escolas, com oficinas de leitura e produção de texto ministradas pelos professores de língua portuguesa.

O tema dessa edição da Olimpíada é O Lugar Onde Vivo e abrange diversos gêneros literários. As produções são de alunos do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Os estudantes do 5º e 6º anos escreveram poemas; os do 7º e 8º anos, memórias literárias; e os do 9º ano, crônicas. No ensino médio, foram uma crônica para o 1º ano e um artigo de opinião para o 2º e o 3º anos.

A Olimpíada é composta por diversas fases ao longo do ano. Os textos classificados na seleção municipal disputam as etapas estadual e regional. A etapa final será em Brasília, em dezembro, com a divulgação dos 20 vencedores nacionais. Os 20 estudantes e seus professores receberão medalhas, notebooks e impressoras. As escolas dos ganhadores terão direito a dez microcomputadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros.

A Olimpíada de Língua Portuguesa está na quarta edição e ocorre a cada dois anos. Neste ano, o evento envolve 170 mil professores de língua portuguesa de 46.902 escolas das 27 unidades da Federação. Dos 5.565 municípios brasileiros, 5.014 aderiram, o que representa 90,1% do total. A competição é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, e tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.