Mais de 260 mil já se inscreveram no Sisutec; inscrições terminam nesta sexta

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289 mil vagas em ensino técnico; candidato precisa ter concluído ensino médio

Agência Brasil

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) registrou 260,6 mil inscritos até o meio-dia desta quinta (24), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Como cada candidato pode escolher duas opções de curso, até o momento, foram feitas 498,4 mil inscrições. Os estudantes têm até esta sexta (25) para se inscrever no site do Sisutec.

Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas como bolsistas integrais.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso. As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas. No site é possível consultar oscursos que são oferecidos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês e as matrículas dos alunos selecionados irão do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.

Leia tudo sobre: sisuteccurso técnicoEnem

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas