Apenas 6% das escolas públicas brasileiras usam computadores na sala de aula

Por Davi Lira - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Os principais locais de instalação dos equipamentos ainda são a sala do diretor e a dos coordenadores pedagógicos da escola

Manoel Lima
Execeção: Escola do Tocantins usa computadores por cerca de duas horas todos os dias

A grande maioria das escolas públicas urbanas (95%) tem computadores instalados em suas dependências, mas apenas em 6% delas os equipamentos estão presentes nas salas de aula regulares. Os principais locais de instalação dessas máquinas ainda são a sala do diretor e a da coordenação pedagógica. 

Esses são alguns dos dados revelados pela pesquisa TIC Educação 2013, divulgada nessa terça-feira (15), em São Paulo. Para a construção do levantamento, que avalia o acesso à tecnologia nas escolas, foram pesquisados quase mil estabelecimentos de ensino localizados em todas as regiões do País.

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação
Siga o iG Educação pelo Twitter
Fique por dentro de outras notícias pelo facebook do InfoEscola

Outro dado revelado pela pesquisa mostra que o laboratório de informática continua sendo o local mais comum para o uso de computador e internet pelos alunos. Essa realidade foi reportada por 76% das escolas públicas pesquisadas. 

+ Confira mais notícias sobre Educação e Tecnologia

O problema é que, mesmo possuindo laboratórios conectados à internet, na grande maioria das escolas o acesso à tecnologia por partes dos estudantes ainda é limitado. Isso porque o número de computadores por aluno ainda não é suficiente, as aulas nos laboratórios não ultrapassam dois encontros semanais, e a velocidade da conexão ainda não é estável.

"A disponibilidade de internet continua sendo uma das principais barreiras identificadas pelos professores e gestores", afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), entidade envolvida com a realização da pesquisa. 

Ainda segundo Barbosa, é preciso inverter a lógica do local onde deve ocorrer a maior apropriação da tecnologia voltada ao ensino. "Precisamos deslocar a infraestrutura dos laboratórios para dentro da sala de aula", diz. 

Veja também:
Confira 10 bibliotecas com acervo digital gratuito para consulta
Veja 12 tecnologias e tendências que devem estar nas salas de aula até 2019
Plataforma gratuita oferece dezenas de jogos educacionais divididos por matérias

Ferramentas garimpadas podem ajudar na preparação dos estudantes e na fixação dos conhecimentos [para acessá-los basta copiar e colar link no navegador]. Foto: Reprodução1. Simulado iG/Bernoulli - Questionários:  [http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/simulado-enem] . Foto: Reprodução2. AppProva - Aplicativo: [https://www.facebook.com/appprova/app_190322544333196]. Foto: Reprodução3. Ligado no Enem - 250 aulas: [http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/ligadonoenem]. Foto: Reprodução4. AulaLivre.net - Videoaulas e dicas de redação: [http://aulalivre.net]. Foto: Reprodução5. Descomplica - Videoaulas e orientações para produção de textos: [https://www.youtube.com/user/sitedescomplica]. Foto: Reprodução6. Descomplica - Banco de questões: [http://questoes.descomplica.com.br]. Foto: Reprodução7. Envest - Videoaulas: [https://www.youtube.com/channel/UCIqep9q0iU1MF8kWZeIWDhg]. Foto: Reprodução8. QMágico - 700 videoaulas de matemática [https://www.youtube.com/channel/UCyOBJ51r8fiK7GlD9vkg3yA]. Foto: Reprodução9. YouTube Edu - Canal com mais de 8 mil vídeos: [http://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/edu]. Foto: Reprodução10. Saiba mais Enem - Aplicativo: [https://www.facebook.com/saibamaisenem/app_208195102528120]. Foto: Reprodução

Outros desafios

De acordo com Camila Garroux, coordenadora da pesquisa, a melhoria da qualidade do acesso à internet e da conexão sem fio também são desafios a serem enfrentados pelo País. "A velocidade de conexão à rede é o indicador onde se observa a maior diferença na comparação entre escolas da rede pública e as particulares", diz Camila.

Segundo a pesquisa, 52% das escolas públicas declararam possuir uma conexão de até 2 Mbps - considerada de banda larga. Nas escolas particulares, este percentual é de 28%.

Camila ainda destaca que o número de computadores disponíveis por aluno nas escolas públicas do Brasil ainda é outro entrave ao pleno acesso à tecnologia nas escolas. "Em média, são sete notebooks para cada uma das escolas. Elas, no entanto, têm 600 alunos aproximadamente", diz.

Além desses dados, o levantamento ainda revela um aumento no uso do computador pelo professor e de outros equipamentos móveis, como os tablets.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados, presencialmente, 939 diretores, 870 coordenadores pedagógicos, quase 2 mil professores. Os dados foram levantados entre os meses de setembro e dezembro de 2013.

Leia mais:
Série sobre o Programa Um Computador Por aluno e os problemas de sua implantação

Alan Sampaio/ iG Brasilia

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas