Exposição Futebol na Ponta da Língua ajuda visitante a aprimorar o português

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Narrações de jogos, músicas e trechos de obras literárias que citam o esporte fazem parte do acervo da exibição interativa

Exposição interativa Futebol na Ponta da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Foto: DivulgaçãoExposição interativa Futebol na Ponta da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Foto: DivulgaçãoExposição interativa Futebol na Ponta da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Foto: DivulgaçãoExposição interativa Futebol na Ponta da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Foto: DivulgaçãoExposição interativa Futebol na Ponta da Língua, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Foto: Divulgação

A derrota do Brasil nas semi-finais e o fim da Copa do Mundo não serão suficientes para diminuir a paixão dos brasileiros pelo esporte mais popular do País. Assim, para aqueles que ainda respiram futebol - e de quebra, querem melhorar o português - uma alternativa é conferir a exposição Futebol na Ponta da Língua. A exibição, presente no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fica em cartaz até o dia 7 de setembro. Às terças e sábados, a entrada no museu é gratuita.

Veja também:
Exposições e arquivos virtuais ensinam cultura e história do futebol mundial

Com ajuda de recursos interativos, o espaço convida o visitante a mergulhar no universo esportivo e conhecer mais sobre o vocabulário técnico do futebol, gírias, origem das palavras e a sua representação na literatura. O principal objetivo da exposição é relacionar a língua com o esporte mais amado do País.

Na exposição, o público vai se deparar com a possiblidade de jogar uma partida de futebol com palavras. Escolhendo entre opções como "passe", "chute" e "drible", é possível "marcar um gol" e ver explicações sobre o significado das expressões “gol de placa”, “dar zebra”, “perna de pau”, entre outras. A cada jogada aparecem explicações de novos termos, animações e trechos de frases literárias ou letras de músicas.

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação
Siga o iG Educação pelo Twitter
Fique por dentro de outras notícias pelo facebook do InfoEscola

O visitante também poderá percorrer por um campo de futebol, posicionar-se nas marcações feitas pelo chão e conseguir ouvir narrações de jogos, músicas e trechos de obras literárias que citam o esporte. Entre os escritores que aparecem na mostra, estão nomes como Mário de Andrade, Luis Fernando Verissimo, Gilberto Freyre, José Lins do Rego e Carlos Drummond de Andrade.

“Ainda que não trabalhe com a educação formal, o museu usa uma série de atrativos modernos que ajudam a chamar atenção para a língua de uma maneira mais prazerosa”, explica o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini.

Segundo o diretor, em geral, os alunos apresentam muitos erros de português e o futebol pode ser uma boa forma para aguçar a curiosidade deles. “O objetivo é que todos saiam daqui orgulhosos por falar português e que sejam estimulados a aprender mais sobre o próprio idioma”, apontou.

Para escolas ou instituições que desejem promover visitas monitoradas, é necessário realizar o agendamento com pelo menos um mês de antecedência.

Serviço:
Museu da Língua Portuguesa
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. Na última terça do mês o museu abre das 10h às 22h (bilheteria até as 21h)
Endereço: Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo (SP)
Ingresso: Inteira R$ 6 / Meia R$ 3

(Com informações do Portal Porvir)

Leia tudo sobre: ExposiçãoLínguaPortuguesaMuseuFutebol

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas