Conheça cinco experiências bem-sucedidas e inovadoras na área de educação

Por Porvir

compartilhe

Tamanho do texto

Pai de Malala, jovem paquistanesa que virou símbolo internacional da luta pelo direito à educação das meninas, faz um relato sobre a importância da igualdade de oportunidades

Thinkstock/Getty Images
Palestras têm como propósito inspirar outras pessoas a partir do relato exposto

Para incentivar a inovação pelo mundo, a organização sem fins lucrativos TED (Tecnologia, Entretenimento e Design, em inglês) realiza uma série de mini palestras gravadas em vídeo. Depois da gravação, a instituição dissemina todo o material em formato digital. O principal propósito é que os relatos de experiência destacados nas TED Talks, como são conhecidas as palestras, possam inspirar mais pessoas, incluindo educadores e estudantes.

Confira também:
Veja 10 palestras inspiradoras para educadores brasileiros

Assim, confira a seguir cinco dessas palestras, todas com legendas em português e relacionadas a temas educacionais:

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação
Siga o iG Educação pelo Twitter
Fique por dentro de outras notícias pelo facebook do InfoEscola

1. "O que eu aprendi com os meus irmãos autistas"

#Palestrante: Faith Jegede (Inglaterra)

Jegede conta sua história pessoal, sobre como foi crescer tendo dois irmãos autistas. Em sua palestra, questiona o que é ser normal e como a busca pelos padrões socialmente aceitos podem ser limitantes e muitas vezes impedir que a autenticidade e talentos individuais sejam revelados.


2. "A sala de aula de 100 mil alunos"

#Palestrante: Peter Norvig (EUA)

Norvig é cientista da computação e sua palestra conta a história de quando ele lecionou uma disciplina na Universidade de Stanford sobre inteligência artificial. Ao ministrar o curso, percebeu o quão arcaico era o sistema de aula e criou um modelo de vídeoaula que chegou a mais de 100 mil alunos de mais de 200 países diferentes.


3. "Minha filha, Malala"

#Palestrante: Ziauddin Yousafzai (Paquistão)

Yousafzai é pai de Malala, jovem paquistanesa que virou símbolo da luta pelo direito à educação das meninas de seu país após ter siso baleada pelo Taliban em 2012 enquanto caminhava para a escola. Ele é educador e defende em sua palestra a igualdade de oportunidades de educação e a autonomia de homens e mulheres independentemente de sua cultura.


4. Educação inovadora em favelas

#Palestrante: Charles Leadbeater (Inglaterra)

Especialista em inovação e criatividade, Leadbeater foi procurar novas formas de educação pelo mundo e as encontrou em favelas do Rio de Janeiro e em Kibera, no Quênia, onde os jovens estão estudando de formas diferentes. A tecnologia e os dispositivos móveis, por exemplo, estão instigando a curiosidade dos adolescentes e os estimulando a aprender.


5. A chave para o sucesso? Determinação

#Palestrante: Angela Lee Duckwor (EUA)

A ex-consultora largou seu emprego para lecionar matemática para jovens do 7o ano de escolas públicas de Nova York. Com o tempo, percebeu que o QI dos estudantes não era o fator mais determinante para seu sucesso. Decidiu então estudar psicologia e hoje desenvolve uma pesquisa sobre o que considera o fator de maior relevância para uma pessoa ser bem sucedida: determinação.

Leia tudo sobre: TEDTEDTalksPorvirEducaçãoeTecnologiaMalalaInovaçãoemEducação

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas