MEC vai bancar financiamento de 30 mil candidatos a cursos de pós nas privadas

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

A expectativa é que, ainda neste segundo semestre, cerca de 170 universidades particulares ofereçam vagas em 600 programas de mestrado profissional, acadêmico e doutorado

Agência Brasil
Paim, do MEC, espera com o Fies da pós atender demanda por mestrado profissional

O Ministério da Educação (MEC) vai ampliar, ainda neste segundo semestre, o alcance do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursos de mestrado e doutorado. Atualmente, o Fies - destinado à concessão de financiamento com juros baixos a alunos que estudam em instituições privadas - tem como foco a graduação presencial.

Com a nova modalidade, o governo projeta um número de mais de 30 mil potenciais beneficiários com a extensão do programa federal.

Veja também:
Entenda diferenças entre Pós, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado
Saiba como fazer artigo científico, TCC, monografia de pós, dissertação e tese

E o primeiro passo para a criação da nova modalidade já foi dado. A partir desta semana, segundo o MEC, o sistema do programa será aberto para o recebimento de propostas de adesão das instituições privadas interessadas em fazer parte do "Fies da pós-graduação", como foi batizado.

A partir dessa convocatória, espera-se a adesão de cerca de 170 universidades particulares. Juntas, elas oferecem mais de 600 programas de pós stricto sensu, como são chamados os cursos de mestrado e doutorado.

+ Consulte a relação de cursos de pós autorizados e recomendados pelo MEC

Depois do cadastramento da oferta de cursos e instituições, o sistema do Fies receberá as inscrições de candidatos ao financiamento público. Ainda de acordo como MEC, a inscrição na modalidade manterá fluxo contínuo, como já ocorre no Fies regular. Não foi divulgado o calendário detalhado com a data de início das incrições de interessados na nova modalidade do programa.

Acompanhe mais notícias no canal iG Educação
Siga o iG Educação pelo Twitter
Fique por dentro de outras notícias pelo facebook do InfoEscola

De fora

O Fies da pós, segundo informações divulgadas pela pasta, não atenderá aos cursos de pós-graduação lato sensu (como são chamados os MBA´s e as especializações). Eles ficarão de fora.Também não será contemplado nenhum curso de pós a distância.

+ Sem regulação, cursos de pós e MBA têm 90 dias para se 'formalizarem' no MEC

Além disso, de acordo com o MEC, alunos já contemplados com bolsas pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) não poderão se beneficiar desta nova modalidade.

Segundo comunicado do ministro da Educação, Henrique Paim, só o Fies da graduação já conta com 1,6 milhões de contratos firmados. “Hoje, 40% dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni [Programa Universidade para Todos]. Esses programas garantem a presença [nas universidades] de todos que querem estudar”, disse.

Veja também:
Estudantes estrangeiros poderão ser incluídos como bolsistas integrais do ProUni
Saiba mais sobre o Fies

Agora, com o Fies da pós, Paim espera atender a "uma demanda importante", principalmente de alunos interessados em fazer cursos de mestrado profissional. A nova modalidade do programa, contudo, também financiará estudantes interessados no mestrado e doutorado acadêmicos.

Leia mais:
USP 'quebra preconceito' e já é líder em mestrados profissionais no Brasil

Veja os 25 programas de mestrado e doutorado com nota 7 da USP (São Paulo):

Curso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Administração. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Estatística. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Ciências (Biologia da relação Patógeno-Hospedeiro). Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Medicina (Medicina Preventiva). Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Economia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Farmácia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Ciência Política. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Enfermagem na Saúde do Adulto. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Sociologia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Ciências dos Alimentos. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Engenharia Metalúrgica. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Meteorologia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Geografia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Educação Física e Esporte. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Ciências Médicas. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Filosofia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Astronomia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Geociências (Geoquímica e Geotectônica). Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Anatonia dos animais domésticos e silvestres. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Física. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Ciências Biológicas (Bioquímica). Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Imunologia. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Linguística. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Química. Foto: Getty ImagesCurso com nível de excelência internacional | Nome do programa de pós-graduação: Psicologia. Foto: Getty Images
Leia tudo sobre: Ensino SuperiorUniversidadeMECFies

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas