Matrículas em Educação Integral cresceram 45,2% no último ano, mostra Censo

Por Priscilla Borges - iG Brasília | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Em 2013, foram 3.171.638 milhões de alunos nessa modalidade, o que representa 12% do total de estudantes do fundamental

O número de alunos do ensino fundamental matriculados em tempo integral praticamente dobrou no último ano. Os dados são do Censo Escolar 2013, divulgado nesta terça (25) pelo Ministério da Educação (MEC).

No ano passado, foram 3.171.638 milhões de alunos matriculados nessa modalidade, ante 2.184.079 registrados no ano anterior. Isso corresponde a 12% do total de estudantes matriculados no ensino fundamental (1º ao 9º ano) em todo o País.

Oferecer educação em tempo integral é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), em trâmite no Congresso. O PNE prevê que, até 2022, 50% das escolas ofereça educação em tempo integral, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da Educação Básica. 

"Os dados do Censo mostram que a meta do PNE é factível", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. "Estamos fazendo um esforço com a estrutura existente e algum aporte de recursos".

O PNE prevê, no entanto, ensino em tempo integral para 25% dos alunos de toda a Educação Básica, o que significa ensinos fundamental e médio. O porcentual de 12% apresentado pelo Censo diz respeito apenas às matrículas em tempo integral no fundamental. 

Funcionamento

As escolas de tempo integral devem oferecer o mínimo de sete horas diárias de jornada escolar, o que inclui as disciplinas da grade e as atividades extracurriculares, como acesso à cultura, à arte, ao esporte e à ciência e tecnologia. Tudo alinhado ao projeto político-pedagógico da escola.

"A nossa escola foi pensada para você passar por ali: o aluno e o professor. Com a ampliação da educação integral, estamos começando um novo tempo, com uma mudança de paradigmas", acrescentou o professor Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP).


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas