Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem inscrições abertas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Podem participar alunos que estejam em qualquer ano do fundamental ou médio de escolas públicas e particulares

As inscrições para os estudantes de todo o país que querem participar das Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estão abertas para escolas ainda não participantes. O prazo vai até o dia 16 de março e as provas acontecem em fase única nas próprias escolas.

Divulgação
Os participantes vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais. Na foto, alunos participam das atividades no ano passado

A prova vai acontecer no dia 16 de maio e as inscrições podem ser feitas pelo site ou através das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas.

Podem participar da Olimpíada estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas e particulares. 

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental. E o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo, são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos alunos recebem medalhas.

O exame é constituído de dez perguntas: sete de Astronomia e três de Astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico.

Os estudantes com melhor classificação, nesse ano, vão integrar as equipes para representar o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes da edição desse ano vão concorrer também a vagas nas Jornadas Espaciais e no Space Camp. Os alunos recebem, nesses encontros, material didático e assistem a palestras de especialistas.

Leia tudo sobre: OlimpiadaAstronomiaAstronáuticaescolasprova

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas