Questões de conhecimentos Bancários e Raciocínio Lógico-Matemático têm maior peso no exame

São pouco mais de 20 dias e muito conteúdo para estudar. O candidato que se inscreveu para fazer a prova do Banco do Brasil, prevista de acontecer no dia 9 de fevereiro, deve focar esses últimos dias na revisão das matérias mais importantes. 

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O concurso público selecionará 8.630 profissionais , para formação de cadastro de reserva, referente ao cargo de escriturário em oito Estados e no Distrito Federal. O salário mensal é de R$ 2.043,36 para uma jornada de 30 horas semanais, além de vale alimentação de R$ 509,96 e vale refeição de R$ 397,36.

Para Mariele Batista, coordenadora do Atual Concursos,  no período restante até a prova o aluno não conseguirá aprofundar nos conteúdos, mas pode fazer uma rápida revisão do que é cobrado no edital. "O aluno deverá apenas se organizar para que cada dia ele consiga estudar duas ou três disciplinas, pois só assim que conseguirá rever tudo o que será cobrado".

No total, a prova é constituída de 70 questões de múltipla escolha. São 25 questões de Conhecimentos Básicos (com peso de 35,0 pontos) e 45 questões de Conhecimentos Específicos (com valor de 65 pontos).

Paulo Medina, professor de conhecimentos bancários da rede LFG, lembra que é importante o aluno fazer uma estratégia e perceber o peso de cada matéria.

Dentro das duas áreas de conhecimento, por exemplo, as matérias com maior peso são Raciocínio Lógico-Matemático (são 10 questões com valor de 2 pontos cada, totalizando 20 pontos) e Conhecimentos Bancários (sendo 10 com valor de 1,0 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 20,0 pontos). 

Ele explica ainda que será eliminado o candidato que: obtiver aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação das provas objetivas, ou seja, fizer menos que 50 pontos; fizer menos de 40% das prova de conhecimentos básicos (14 pontos); ou obtiver aproveitamento inferior a 50% da prova de conhecimentos especígicos (32,5 pontos). 

Veja as matérias que caem na prova

Conhecimentos básicos

Língua Portuguesa (10 questões com valor de 1 ponto/10 pontos no total): Ortografia oficial. Pontuação. Emprego das classes de palavras. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Crase. Construção frasal. Emprego de conectores. Compreensão de textos.

Atualidades do Mercado Financeiro (5 questões com valor de 1 ponto/5 pontos): Sistema financeiro nacional. Dinâmicado mercado. Mercado bancário.

Raciocínio Lógico-Matemático (10 questões com valor de 2 pontos, /20 pontos): Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estatística descritiva; distribuição de probabilidade discreta. Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Taxas de Retorno.

Conhecimentos Específicos 

Cultura organizacional (5 questões com valor de 2 pontos/10 pontos): Conceito de Cultura Organizacional. Preceitos da Cultura Organizacional. Vantagens e desvantagensda Cultura Organizacional. Características da Cultura Organizacional. Cultura Empresarial. Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes;noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética do Banco do Brasil(disponível no sítio do BB na internet). Código de conduta da alta administração pública. Gestão da Sustentabilidade.

Técnicas de vendas (10 questões, sendo 5 com valor de 1 ponto e 5 com valor de 2 pontos/15 pontos): Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas; motivação para vendas. Produto, Preço, Praça;Promoção. Vantagem competitiva. Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento. Interação entre vendedor e cliente. Qualidade no atendimento a clientes. Satisfação e retenção de clientes. Valor percebido pelo cliente. Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).

Atendimento - focado em vendas (5 questões com valor de 1 ponto/5 pontos): Marketing em empresas de serviços. Satisfação, valor e retenção de clientes. Como lidar com a concorrência. Propaganda e promoção. Venda. Telemarketing. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. Resolução CMN nº 3.849, de 25/03/10 -Dispõe sobre a instituição de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Domínio produtivo da Informática (10 questões com valor de 1,5 pontos/15 pontos): Editor de Texto: edição e formatação de textos (operações do menu: Formatar, Inserir tabelas, Exibir -cabeçalho e rodapé, Arquivo -configurar página e impressão, Ferramentas -ortografia e gramática). Microsoft Windows 7 em português: Conhecimentos básicos. Criação de pastas (diretórios), arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas. Conceitos de informática, hardware e software. Sistemas operacionais Windows e Linux. Processador de texto (Word e BrOffice.orgWriter). Planilhas eletrônicas (Excel e BrOffice.org Calc). Editor de Apresentações (PowerPoint e BrOffice.org Impress). Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Mozilla Firefox), busca e pesquisa na Web. Conceitos de tecnologias e ferramentas de colaboração, correio eletrônico, grupos de discussão, fóruns e wikis. Conceitos de proteção e segurança, realização de cópias de segurança (backup), vírus e ataques a computadores. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Conceitos de educação a distância. Conceitos de acesso a distância a computadores. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia, de reprodução de áudio e vídeo. Conhecimentos gerais sobre redes sociais (twitter, facebook, linkedin).

Conhecimentos bancários (15 questões, sendo 10 com valor de 1 ponto e 5 com valor de 2 pontos/20 pontos): Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM –Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; (Noções gerais). Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções do Mercado de capitais e de Câmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas. Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/98 e suas alterações, Circular Bacen 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen 3.542/12. Autorregulação Bancária.

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