Alunos terão quatro horas para responder a 24 questões; terceiro dia de prova será de Ciências da Natureza

A segunda fase do vestibular 2014 da Unicamp continua nesta segunda-feira (13). Os candidatos responderão a 24 questões de Ciências Humanas, Artes e Língua Inglesa. 

Conheça a home do Último Segundo

Alunos fazem prova da Unicamp
Futura Press
Alunos fazem prova da Unicamp

O exame começa às 13h e os candidatos devem tentar chegar com uma hora de antecedência. Já na terça-feira (14), último dia de prova, os candidatos responderão a questões de Ciências da Natureza.

Primeiro dia de prova

A cobrança pelas obras de leitura obrigatória e a diversidade de assuntos na prova de Matemática marcaram o primeiro dia de exames da Unicamp, que aconteceu neste domingo (12). Quase 14 mil candidatos responderam às 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura e outras 12 de Matemática.

O índice de abstenção registrado, de 11,3%, ficou abaixo do registrado no ano passado (12,2%).

"A Unicamp sempre traz uma prova diferente, e isso se manifestou mais uma vez. Em Português, as questões cobravam um grande domínio da língua e a capacidade de compreender o tipo de texto que o aluno terá de ler na universidade", afirma Edmilson Motta, coordenador geral do curso Etapa.

Havia sete questões que cobravam as leituras obrigatórias. "Essas eram as mais decisivas em termos de pontuação, pois realmente exigiam a leitura das obras."

A avaliação de Matemática teve muitas questões que pediam o "conhecimento pelo conhecimento", de acordo com Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. "Foi uma prova muito 'dentro da caixinha'. Se o candidato foi disciplinado, deve ter respondido à prova sem dificuldades", diz.

O que levar no dia do exame

Na segunda fase, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta ou azul em material transparente, lápis preto e borracha. Também será permitido o uso de régua transparente e compasso.

O que é proibido e pode desclassificar

Não é permitido usar aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou relógios digitais. Também estão proibidos: corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

Para controlar o tempo, o candidato poderá usar relógio analógico. Outros tipos de relógios devem ficar no chão, ao lado da carteira apenas para consultar a hora.

*Com Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.