Segunda fase da Unicamp começa no domingo; saiba como se preparar e o que levar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Candidato deve controlar a ansiedade e fechar os livros para descansar; aluno deve levar foto 3x4 no 1º dia

Os candidatos convocados para a segunda fase do vestibular 2014 da Unicamp começam a fazer as provas neste domingo (12). Mesmo sendo difícil controlar a ansiedade, é hora de fechar os livros. Neste sábado (11), é importante que o aluno durma oito horas e fique com a mente descansada.

Conheça a home do Último Segundo

Futura Press
Alunos fazem prova da Unicamp, que aconteceu no último dia 10

No primeiro dia de provas, os alunos farão prova de Matemática e de Língua Portuguesa e Literatura. O exame começa às 13h, mas a orientação é para que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência.

No primeiro dia da segunda fase, além do material, o candidato deverá levar uma foto 3x4. A imagem deve ter sido tirada em 2013, com nome e número de inscrição anotados no verso.

Na segunda-feira (13), acontece a prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa. Já na terça-feira (14), último dia de prova, os candidatos responderão questões de Ciências da Natureza.

A duração das provas da segunda fase é de quatro horas e os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova.

Local da prova

A Comvest, comissão que organiza o vestibular, orienta o candidato que ainda não sabe onde fica o local de prova a fazer o percurso neste sábado para conhece melhor o caminho. Sair de casa com antecedência é outra dica importante, afinal, o vestibulando pode encontrar trânsito intenso em alguns locais.

É importante lembra que os locais das provas foram divulgados em dezembro e estão disponíveis no site da comissão. Eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. 

O que levar no dia do exame

Na segunda fase, além da foto, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta ou azul em material transparente, lápis preto e borracha. Também será permitido o uso de régua transparente e compasso. 

O que é proibido e pode desclassificar

Não é permitido usar aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou relógios digitais. Também estão proibidos: corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

Para controlar o tempo, o candidato poderá usar relógio analógico. Outros tipos de relógios devem ficar no chão, ao lado da carteira apenas para consultar a hora.

O que comer:

- Manter a alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes;

- Evitar alimentos gordurosos e não substituir refeições por lanches;

- Chocolate pode ser consumido, já que ajuda no controle da ansiedade, mas sem exagero. O ideal são dois quadradinhos de chocolate meio amargo;

- Alimentos à base de carboidratos como pães, cereais e massas são responsáveis por fornecer energia ao organismo;

- Não comer em excesso devido à ansiedade, pois pode trazer disfunções gástricas e intestinais, levando a mal estar geral.

O que fazer:

- Dormir pelo menos oito horas nesta noite de véspera: uma mente descansada consegue se concentrar melhor;

- Não fazer levantamento estatístico do que deveria ter estudado e não conseguiu;

- Exercícios físicos sempre ajudam, desde que não sejam feitos exageros;

- Usar distrações que façam bem à mente e não prejudiquem o corpo;

Leia tudo sobre: Unicampvestibularprovacampinas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas