Inscrições para o Sisu acabam nesta sexta; veja dicas para não perder sua vaga

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Candidatos devem escolher os cursos até 23h59; no total, são mais de 171 mil vagas ofertadas pelo programa

As inscrições para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ficam abertas até as 23h59 desta sexta-feira (9). Para participar, o candidato deve se inscrever no site do sistema. Para ajudar os candidatos a não perder boas oportunidades, o professor Mateus Prado, especialista em Enem, respondeu a questões enviadas por estudantes.

Conheça a home do Último Segundo

Esta edição do Sisu tem 44% das vagas destinadas a ações afirmativas. Das 171 mil vagas ofertadas pelo programa, 37,4% são destinadas à Lei Federal de Cotas – que prevê para este ano o preenchimento de pelo menos 25% das vagas por estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, 6,5% são para ações afirmativas próprias das instituições.

1. Como funciona esse esquema de primeira e segunda opção? A ordem dos cursos escolhidos tem diferença?
Sim, tem diferença. A primeira opção é "para sempre", ou seja, você concorre para ela na primeira chamada, na segunda chamada e, declarando interesse, na lista de espera também. Já a segunda opção só vale para a primeira e segunda chamadas (não para a lista de espera).

2. Quais os critérios de desempate no Sisu para candidatos com notas idênticas?
O principal é a nota da redação. É muito difícil ter duas notas iguais em redação, depois tem outros critérios das notas das provas objetivas, que estão especificados no site do Sisu.

3. Se a nota de corte do curso que eu quero for maior do que minha média é melhor já desistir dele e tentar outras opções?
Isso é uma decisão individual. Se a nota de corte é 820, você está com 810 eo curso tem 100 vagas, muito provavelmente vai rodar e você pode ser chamado. Agora, se a nota de corte é 820 e você está com 650, não adianta insistir – ou você começa a estudar mais para tentar novamente no próximo ano, ou você troca de curso, se estiver disposto a fazer outro curso (não vai fazer também um curso que não quer). Outro exemplo: se a nota de corte está em 700 e você tem 550, é muito difícil rodar até chegar a você, mas se a nota de corte for 700, você tem 680, e há 80 vagas disponíveis, a probabilidade de você ser chamado em algum momento na lista de espera é grande.

4) A nota de corte do curso que escolhi está apenas 12 pontos acima da minha nota – será que vale a pena manter minha inscrição nesse curso?
Doze pontos é muito próximo, mas você precisa pegar sua classificação e a quantidade de vagas disponíveis. Se tiver muitas vagas, você tem muita possibilidade de passar sim. Ou você pode escolher o mesmo curso num local mais distante e que esteja com uma nota de corte menor. Se for uma vaga só e você está com 12 pontos de diferença e na 15ª colocação, é difícil que te chamem, mas se há 50 vagas e você está só 12 pontos abaixo da nota de corte e na classificação 70ª, provavelmente você vai ser chamado.

Leia tudo sobre: SisuEnemvagasuniversidadefaculdadesensino superiorcotas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas