Concurso para perito criminal oferece salário de R$ 7.516; saiba o que estudar

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Polícia civil de SP abriu 447 vagas para cargo; candidatos terão que responder a 100 questões de 12 áreas

A Polícia Civil abriu inscrições para concurso público para preencher 447 vagas para o cargo de Perito Criminal. Os candidatos interessados devem se inscrever no site da Vunesp até as 16h do dia 13 de janeiro de 2014 e o salário é de R$ 7.516,02. Prova está prevista para fevereiro

Conheça a nova home do Último Segundo

Paulo Sumariva, professor de Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal Especial da LFG, lembra que o exame tem um foco muito grande na Língua Portuguesa e, por isso, a matéria deve receber atenção especial. Das 100 questões, 14 delas são da disciplina. 

Além disso, diz Sumariva, metade das questões são de disciplinas especificas, que fizeram parte da graduação dos candidatos (veja abaixo as áreas de formação obrigatórias para o cargo) . São elas: Química, Física, Biologia, Matemática e Contabilidade. “O candidato tem que pegar os conceitos básicos, relembrar essas matérias que ele já estudou em sua formação. É bom investir nessas matérias que ele já tem mais conhecimento”, afirma.

Para o professor, o candidato deve ainda estudar os conceitos básicos de Direito e Criminologia. E ele dá a dica de alguns assuntos que costumam cair: Lei Orgânica da Polícia, Crimes Funcionais e Teoria do Crime. 

Fazer provas antigas

Na hora de estudar, é importante fazer um plano de estudos e ter bastante dedicação, afinal serão dois meses até o exame, que tem previsão de ser aplicado no dia 16 de fevereiro. Quem tiver condições pode fazer um curso preparatório. Para os demais, diz Sumariva, uma boa ideia é fazer as provas antigas e responder a simulados para conhecer o estilo de prova da Vunesp e treinar para o concurso. "Esse é o segundo concurso para perito criminal que a Vunesp realiza, então é importante analisar questões anteriores ", diz.

As disciplinas cobradas

A previsão é que o exame seja aplicada no dia 16 de fevereiro de 2014. A prova terá 100 questões de múltipla escolha, dividas em 12 disciplinas: Língua Portuguesa (14 questões); Noções de Direito (8); Noções de Criminologia (4); Noções de Criminalística (5); Noções de Medicina Legal (5); Conhecimentos em Lógica (7); Conhecimentos em Informática (7); Biologia (10); Física (10); Química (10); Matemática (10); e Contabilidade (10). 

Quem pode prestar

Para prestar o concurso, o candidato precisa ter um diploma de graduação em um dos seguintes cursos de Bacharelado em: Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Físicas e Biomoleculares, Ciências Moleculares, Contabilidade, Direito, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Farmácia, Farmácia e Bioquímica, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Informática, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Museologia, Nutrição, Odontologia, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.

Além disso, o edital pede para que o interessado seja habilitado para a condução de veículos automotores na categoria “B”, no mínimo.

O que o perito faz

Entre as funções do perito criminal está analisar documentos e objetos em locais de crime de qualquer natureza, além de atender ocorrências com vítimas de desabamentos, incêndios,  terrorismo, entre outras. Durante o trabalho, o perito pode ter que trabalhar com cadáveres na cena.

Os profissionais também terão que realizar exames genéricos ou específicos de manchas, coágulos de sangue humano, etc. Eles vão portar arma e dirigir viatura da polícia.

Confira aqui o edital completo com todas as atribuições do perito criminal

Vagas

As 447 vagas oferecidas no concurso são para diversas regiões de São Paulo, sendo 93 para capital e Grande SP. As outras 354 vagas são para: Araçatuba (22 vagas), Bauru (55), Campinas (69), Presidente Prudente (23), Ribeirão Preto (46), Santos (29), São José dos Campos (43), São José do Rio Preto (29) e Sorocaba (38).

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas