Candidatos publicam fotos da prova e cartão-resposta do Enem nas redes sociais

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Minutos antes do 1º dia de prova, imagens foram divulgadas na web; MEC já eliminou 15 candidatos

Antes mesmo que a prova do Enem começasse, as primeiras "imagens proibidas" já estavam postadas em redes sociais. No Instagram havia diversas fotos publicadas. Em algumas aparecia, inclusive, o nome do candidato.Um dos inscritos postou uma questão da prova, com a legenda "mamãe mandou eu escolher esta daqui".

Conheça a nova home do Último Segundo
Assista: Pai e filha perdem prova do Enem por dois minutos em São Paulo

Candidatos do Enem 2013 postaram trechos da prova e gabarito nas redes sociais neste sábado. Foto: Reprodução/InstagramCandidatos do Enem 2013 postaram trechos da prova e gabarito nas redes sociais neste sábado. Foto: Reprodução/InstagramCandidatos do Enem 2013 postaram trechos da prova e gabarito nas redes sociais neste sábado. Foto: Reprodução/InstagramCandidatos do Enem 2013 postaram trechos da prova e gabarito nas redes sociais neste sábado. Foto: Reprodução/InstagramCandidatos do Enem 2013 postaram trechos da prova e gabarito nas redes sociais neste sábado. Foto: Reprodução/Instagram

Foram feitas por estudantes que desafiaram a proibição, expressa no edital do Enem e reiterada na véspera da prova pelo Ministro da Educação. Aloizio Mercadante disse que o governo federal estaria monitorando as redes sociais e que todos os estudantes flagrados usando o celular dentro da sala de provas seria eliminado.

Poucos instantes após cada uma dessas publicações publicação, as imagens foram compartilhadas. Muitos denunciavam a imagem direto para o perfil do Ministério da Educação (MEC).

"Nós temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da prova e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento", disse o ministro.

Estudantes serão eliminados

Até as 15h, 21 candidatos já haviam sido idenficados e eliminados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve ser desligado.

*com Agência Brasil

Leia tudo sobre: enemexameprovamaislidas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas