Enem 2013: saiba o que é permitido e o que pode eliminar o candidato

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

O aluno que quiser levar o caderno de questões terá de esperar na sala até meia hora antes do fim do exame

Quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, sábado (26) e domingo (27), deve ficar atento a algumas regras do Ministério da Educação (MEC). Apresentar-se ao exame sem portar um documento com foto ou deixar a sala de aulas menos de duas horas após o início da prova causam a eliminição do candidato. Veja outras recomendações:

Conheça a home do Último Segundo

Faça o simulado do Enem

Reprodução
No último ano, candidato postaram foto de cartão de resposta no Instagram e foram eliminados

1 – Os portões de acesso aos locais de prova abrem ao meio-dia e serão fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). O MEC recomenda que os estudantes cheguem no local uma hora antes. Os candidatos que moram em Estados com fuso horário diferente ou que estão fora do horário de verão devem ficar atentos.

2 – O cartão de confirmação é entregue pelos Correios no endereço informado no ato de inscrição. Entre os dados, ele traz o número de inscrição, data, horário e local das provas. Caso não seja entregue, o cartão pode ser impresso na página de acompanhamento de inscrição. Se puder, é recomendável que o estudante visite o local da prova nesta sexta-feira. Isso impede surpresas no dia da prova.

3 - O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame, como carteira de identidade (da secretaria de segurança pública , forças armadas, da PM ou da PF), do Ministério da Justiça para estrangeiros, de ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade, carteira de trabalho, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte e a carteira nacional de habilitação. Se o estudante perdeu o documento deve apresentar boletim de ocorrências com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

Leia mais: 'Neste ano, só pensei em me curar. Vou prestar Enem porque sonho com um futuro'

4 - Nos dias das provas, leve caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Segundo o MEC, é proibido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.

5 – Também é proibido estar com quaisquer dispositivos eletrônicos durante a prova. O MEC cita exemplos como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Eles devem ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

6 – Óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documentos de porte são proibidos. Se estiver com um desses objetos, deverão ser colocados no porta-objetos.

7 – Ao receber a prova, verifique se o caderno de questões e o cartão de resposta têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, no folha de redação e na lista de presença.

8 – Não é permitido realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. O candidato pode ser eliminado também se receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do Exame ou de outro candidato.

9 – O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. E poderá levar o caderno de questões somente nos últimos 30 minutos antes do fim da prova. Se descumprir essas situações, será eliminado.

10 – Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep até o terceiro dia útil após a aplicação das últimas provas. Os resultados individuais somente serão disponibilizados no endereço eletrônico no Enem, em data a ser divulgada. Para acessar, o candidato precisa informar o numero de inscrição e senha ou CPF e senha.

Leia tudo sobre: enemdicaseliminaçãoproibido

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas