Enem: saiba qual é o perfil do candidato que vai fazer a prova no fim de semana

Por Julia Carolina - iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo os dados do Inep, dos 7 milhões de participantes, apenas 23% estão no último ano do ensino médio

Quem são os 7,1 milhões de candidatos que passarão o próximo fim de semana fazendo a prova do Enem? De acordo com os dados do Ministério da Educação (MEC), a maioria dos candidatos é mulher, tem até 20 anos, cor de pele parda e mora na região Sudeste.

Conheça a home do Último Segundo

Faça o simulado do Enem

Amana Salles/Fotoarena
Prova do Enem 2013 acontece nos dias 26 e 27 de outubro

Mas, o que mais chama a atenção, é a procedência desses milhões de inscritos. Apesar de a prova ter sido criada para avaliar quem está concluindo o Ensino Médio, entre os participantes, apenas 23% se encaixam nesse perfil de concluinte da educação básica.

O restante tem outra procedência: mais de 4 milhões de candidatos já saíram da escola, mais de 1 milhão concluirá os estudos apenas no ano seguinte e quase 399 mil não cursaram e não estão cursando o Ensino Médio.

Para Daniel Guzinski, psiquiatra especializado em vestibulandos, o surgimento de um “novo Enem”, com características de vestibular está mudando a maneira de ingressar nas universidades e também a maneira como a população enxerga a prova.

“Se em 2009 o exame não contava com um grande número de universidades federais participantes e teve sua imagem maculada pelo vazamento da prova, passados cinco anos a situação é outra. Os dados recentes mostram que das dez maiores universidades federais, oito já têm o acesso feito exclusivamente pelo Enem”, diz.

A possibilidade de usar a nota do Enem para diversos objetivos – neste ano, 784 mil candidatos fizeram a inscrição para a prova para conseguir o certificado de conclusão de Ensino Médio –- também diversificou o perfil de quem presta o exame.

“A prova que seria usada como uma avaliação do Ensino Médio hoje é usada para diversos outros fins: Prouni, Ciências Sem Fronteiras, compõe nota em diversas universidades privadas e públicas. Toda essa situação levou os estudantes a valorizarem o Enem e, consequentemente, houve um aumento na ansiedade dos candidatos”, completa Guzinski.

Enem em números

A maior concentração dos candidatos tem 17 anos (mais de 1 milhão), sendo que os inscritos até 20 anos somam mais de 3,8 milhões.

No ato de inscrição, mais de 3 milhões de pessoas alegaram ser da cor parda, seguido de 2,8 milhões branca e 891 mil preta. Os de cor amarela somaram 159 mil e os indígenas, 46 mil candidatos.

Segundo o MEC, a maior dos candidatos está no Sudeste, com mais 2,5 milhões de candidatos. No Nordeste do País, são mais de 2,3 milhões de inscritos, seguido pelo Sul, com 886 mil.

As mulheres que vão prestar a prova somam mais de 4,1 milhões de inscritas, o correspondente a 57,7%.

A maior parte dos inscritos (5 milhões) fez ou faz o Ensino Médio Regular. Os egressos da Educação de Jovens e Adultos, o EJA, somam apenas 589 mil.

Leia tudo sobre: enemperfilmulheres

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas