Direito, Arquitetura e Urbanismo e Medicina são os cursos mais disputados; no total, 99 mil se inscreveram

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) registrou recorde de inscritos para o vestibular 2014, com um total de 99.400 inscritos para 7.259 vagas, o que representa 13,7 candidatos por vaga. Em relação ao ano passado, quando 94.350 vestibulandos se inscreveram, o crescimento foi de 5,4%.

Conheça a nova home do Último Segundo 

Vestibulandos vão fazer a primeira fase da prova na Unesp no dia 17 de novembro
Amana Salles/Fotoarena
Vestibulandos vão fazer a primeira fase da prova na Unesp no dia 17 de novembro

As carreiras mais concorridas são Medicina, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia Civil e Psicologia.

No Vestibular 2014, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 15% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que no Vestibular 2013 já era de cerca de 40% do total das vagas oferecidas .

As provas serão realizadas em duas fases, como tem sido desde o Vestibular 2010. No dia 17 de novembro, será aplicada a primeira etapa, com 90 questões de múltipla escolha.

Os convocados para a segunda fase farão as provas comuns nos dias 15 e 16 de dezembro, com 24 questões no primeiro dia e 12 no último, quando também será feita uma redação.

Leia mais:
Universidades paulistas resistem ao Enem; veja como cada uma usa a nota do exame

Para todos os cursos da capital e os de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design, de Bauru, haverá ainda uma prova de habilidades para os que fizerem a segunda fase, marcada para o período de 8 a 14 de dezembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.