Conferências online ajudam interessados em bolsas de doutorado no exterior

Por Agência Brasil |

compartilhe

Tamanho do texto

Seis aulas pela internet até o dia 28 de agosto fornecem dicas para preparar uma boa candidatura

Agência Brasil

Os estudantes interessados em fazer doutorado no exterior poderão participar de aulas online para ter mais informações sobre como concorrer a bolsas pelo Ciência sem Fronteiras (CsF) nos Estados Unidos. A Laspau (Academic and Professional Programs for the Americas), uma organização filiada à Universidade de Harvard que administra as bolsas de estudo de doutorado pleno no país, promove seis conferências na internet, desta quinta-feira (15) a 28 de agosto.

Oportunidade: Sobram bolsas para brasileiros em Harvard, MIT e Stanford

Getty Images
Campus da Universidade de Harvard em Cambridge, universidade que recebe estudantes brasileiros com bolsa

Nas aulas, os futuros candidatos receberão dicas de como preparar um boa candidatura, além de uma explicação passo a passo dos testes e documentos exigidos, das pontuações, dos prazos, do preenchimento da inscriçãoonline. Cada aula terá um tema diferente. Para participar, os candidatos devem fazer a inscrição no portal da Laspau. A aula desta quinta-feira é às 11h30.

Pelo Academic and Professional Programs for the Americas - programas acadêmicos e profissionais para as Américas - serão oferecidas 1.500 bolsas para o período de 2013 a 2015, associadas ao CsF. Em 2013, serão oferecidas 500 bolsas.

Para concorrer, o candidato deve ser brasileiro ou residir no país, ter proficiência em inglês e, no mínimo, o diploma de bacharelado, além de atuação acadêmica ou profissional nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O curso de doutorado em universidades americanas não exige mestrado e nem carta de aceitação da universidade na qual se deseja estudar. A Laspau cuida da distribuição dos estudantes nas universidades de preferência.

"Os Estados Unidos têm interesse no Brasil, por ser uma economia grande e emergente. Temos interesse em firmar relações com o país e uma das formas de fazer isso é pela academia", diz a gerente de Programa Brasil, da Laspau, Lorraine Hanley. No ano passado, foram aceitos 130 estudantes brasileiros e, segundo Lorraine, a experiência foi positiva. "São bons alunos, tiram boas notas e têm muita experiência".

Os interessados em obter uma bolsa de doutorado pleno têm até o dia 30 de setembro para se inscrever. As bolsas são para o segundo semestre de 2014.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas