380 mil se inscrevem para concorrer a vagas em cursos técnicos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece 239.792 vagas gratuitas

Segurança do trabalho, informática e enfermagem foram as áreas com os cursos técnicos mais procurados no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), conforme divulgado nesta terça-feira, 13, pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, o sistema registrou 737.229 inscrições, com um total de 383.080 inscritos para um volume de 239.792 vagas de cursos técnicos gratuitos ofertadas. Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a resposta dos jovens ao Sisutec foi "espetacular".

Competição: Brasil conquista 12 medalhas em torneio mundial de profissões

Puderam se inscrever no Sisutec os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota acima de zero na redação. A intenção do governo é ampliar o acesso dos jovens ao ensino profissionalizante, permitindo que, da mesma forma que nas universidades federais, os estudantes escolham as vagas que lhe interessem mesmo fora da sua cidade.

A média das idades dos candidatos está entre 23 e 24 anos. Na avaliação de Mercadante, são estudantes que concluíram o ensino médio, pararam de estudar um tempo e estão voltando. "Isso é muito bom para o Brasil, eles vão se aperfeiçoar", diz Mercadante.

Os cursos que apresentaram maior demanda foram os de técnico em segurança do trabalho (89.656 inscrições), em informática (71.850), em enfermagem (63.976), em logística (53.232) e em radiologia (33.051). Quando se analisa a relação de inscrições por vaga, o ranking é composto pelos cursos de técnico em processos fotográficos (67,20 inscrições por vaga), seguido por técnico em petróleo e gás (26,73), em construção naval (19,80), em óptica (17,45) e aeroportuário (14,80).

"A aceitação do programa foi muito boa; a resposta dos estudantes, espetacular. O resultado do Sisutec mostra como tem gente que quer estudar nesse País", comentou Mercadante, ao apresentar levantamento da pasta. Durante o período de inscrição, o portal Sisutec teve 4.899.299 visualizações. Integram o Sisutec instituições públicas, privadas e do Sistema S de educação profissional e tecnológica. 

Matrículas
O resultado da primeira chamada será divulgado nesta quarta-feira, 14, com matrículas na quinta e sexta-feira (15 e 16). A segunda chamada ocorre no dia 19, com matrícula no dia 20. Os candidatos que perderem a data da matrícula serão excluídos do processo. A partir do dia 22 de agosto, as vagas que não forem ocupadas no processo seletivo serão oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As vagas foram preenchidas, de forma prioritária, para candidatos que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. As instituições federais reservaram cotas para pretos, pardos e indígenas.

Leia tudo sobre: Sisutecensino técnico

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas