Pré-teste para alunos brasileiros do Revalida será feito por 3.745 alunos

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Exame de revalidação de diplomas de medicina será aplicado a estrangeiros e brasileiros no dia 25 de agosto

O pré-teste do exame de revalidação de diplomas de medicina estrangeiros a estudantes brasileiros será realizado no dia 25 de agosto. Conforme edital publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira, apenas uma parcela dos estudantes do País do sexto ano de medicina prestará a prova, com a finalidade de “subsidiar análises sobre a avaliação aplicada na primeira etapa do Revalida”. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplicará o exame, esse pré-teste não tem intenção de avaliar as instituições de ensino e os alunos.

Mudança no curso: Aluno de Medicina terá de passar 2 anos no SUS

A amostra de estudantes que fará a prova, segundo o edital, compõe um quadro representativo e proporcional das matrículas em escolas médicas de todo o País. Participarão 3.745 concluintes de 32 cursos de medicina, de todas as regiões. Desse total, 17 cursos são de instituições de ensino privadas e 15 públicas. Ainda não foram divulgados os nomes das faculdades participantes.

As inscrições para o exame já estão abertas e são feitas em duas etapas. Primeiro, os coordenadores de curso indicam os alunos habilitados a prestar a prova. Depois, os estudantes pré-inscritos receberão um e-mail para confirmar a participação no exame, o que deve ser feito até o dia 25 de julho. Será cancelada a inscrição de quem não realizar a confirmação.

O exame para brasileiros será feito em apenas um dia, no qual os estudantes terão que prestar uma prova escrita objetiva de 110 questões, durante cinco horas, e uma discursiva de mais cinco questões, por três horas. Os estudantes estrangeiros ainda passam por uma segunda etapa, na qual simulam situações reais de atendimento médico.

Os dados sobre o desempenho dos estudantes e das instituições não serão divulgados abertamente, mas serão utilizados pelo Inep e Ministério da Educação para análises dos processos de revalidação de diplomas médicos. Os estudantes que prestarem a prova, no entanto, poderão solicitar, independente da pontuação obtida, certificado de participação e a própria avaliação individual, a partir de 29 de setembro.

Inscrições para estrangeiros

Médicos estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil têm até o dia 30 para fazer a inscrição no Revalida, a ser realizado também no dia 25 de agosto, em dez capitais brasileiras — Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. A segunda etapa deve ser realizada em Brasília.

Em 2012, participaram do exame 884 candidatos.



Leia tudo sobre: Revalidamedicinamédicosensino superior

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas