Governo abre novas chamadas para bolsas do Ciência sem Fronteiras

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Inscrições para graduações-sanduíche começam nesta terça-feira e vão até dia 8 de julho

Estão abertas a partir desta terça-feira (4) novas chamadas para graduação-sanduíche no Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Hungria e Japão pelo programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições vão até 8 de julho. A graduação-sanduíche é a modalidade de ensino superior na qual o estudante faz parte dos seus estudos em uma instituição estrangeira.

Os bolsistas selecionados iniciarão as atividades em meados de 2014 e o intercâmbio tem a duração de um ano.

A partir destas novas seleções, para concorrer a bolsas, os estudantes obrigatoriamente deverão ter nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou acima de 600 pontos em teste feito após 2009. A nova regra foi contestada por universitários que não realizaram o Enem para entrar na faculdade. Até então, esse era apenas um critério de desempate na seleção para bolsas que recebiam um número de interessados maior que o oferecido pelo governo.

O estudante também deve ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do curso na instituição de ensino brasileira e deve estar devidamente matriculado.

O Ciência sem Fronteiras é um programa governamental que oferece bolsas de estudo no exterior nas áreas de ciências exatas - matemática, química e biologia-; engenharias; áreas tecnológicas e da saúde. A meta é qualificar 101 mil estudantes e pesquisadores brasileiros até 2015. Até agora, foram concedidas 41.133 bolsas de estudos desde 2011. A meta para 2013 é oferecer 45 mil bolsas. O Ciência sem Fronteiras mantém parcerias em 35 países.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas