Jornada do aprendizado leva viajantes a escolas inovadoras

Por Tatiana Klix - iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Empresa de São Paulo promove roteiro para quem quer conhecer instituições de ensino europeias e discutir o futuro da educação

Para aprender na prática, muitas escolas levam seus alunos a lugares onde podem ver e vivenciar o que está nos livros. Em São Paulo, uma agência que se define como “empresa de design de experiências” propõe o inverso: uma viagem para conhecer escolas. O programa, que será realizado entre 14 a 23 de maio com visitas a instituições de ensino inovadoras na Espanha e na Inglaterra, tem um objetivo parecido, o de promover o aprendizado a partir da experiência.

“Nós somos um modelo de educação diferente e já trabalhávamos com o conceito de aprendizagem experiencial. Então, pensamos: por que não criar uma jornada para discutir o futuro da educação?”, explicou Ricardo Gravina, diretor da Aoka, que também organiza roteiros de viagens sustentáveis.

Educação do futuro: Conheça os conceitos que vão mudar a escola e o aprendizado

Chamado de Jornada do Aprendizado, o tour foi criado em parceria com Henrique Versteeg-Vedana, consultor de sustentabilidade, e Mark Beanland, fundador da JRNY, e teve sua primeira edição em 2012. Profissionais de agências de inovação ou de desenvolvimento humano, líderes de empresas, representantes de escolas e universidades e outros interessados no tema educação conheceram três instituições: Team Academy, na Espanha, Schumacher College, na Inglaterra, e Kaospilot, na Dinamarca. O grupo teve a oportunidade de conversar com estudantes, diretores de escolas, discutir modelos de educação, metodologias e perspectivas, além de se colocar no papel dos alunos dessas instituições. Segundo Gravina, não é uma viagem de férias, mas de conhecimento e inspiração, e muitas empresas ou profissionais envolvidos com ensino tem a ganhar com o aprendizado.

Ricardo Gravina
Deitados, grupo de brasileiros participa de atividades na Team Academy, em San Sebastián, no País Basco

Saulo Bonassi, 38 anos, sócio da consultoria de inovação estratégica Nodal em São Paulo, realizou a jornada no ano passado e incorporou práticas das escolas em sua empresa, além de compartilhar os conhecimentos aprendidos em cursos. Mas ele considera que a viagem foi mais que isso: “É uma super experiência de vida. Entender modelos de educação diferenciados é um aprendizado transformador”, define. “Na Team Academy, por exemplo, os alunos montam uma empresa no primeiro ano, sem ter aulas. É um processo que leva à inovação”, acrescenta.

Sustentabilidade: Conheça a magia da escola verde, na Indonésia

Ricardo Gravina
Grupo de líderes de empresas, representantes de instituições de ensino e profissionais de RH e agências de inovação participaram da Jornada do aprendizado em 2012

Para o caçula do grupo que participou da primeira edição do programa Marcelo Peña, 29 anos, a atividade fez parte de um ano sabático. O advogado e empresário destaca, além das vivências nas escolas, o contexto em que estão inseridas. “É muito interessante ver como a realidade do País Basco, que quer independência (da Espanha), influencia a formação para o empreendedorismo (na Team Academy) ou como surge uma escola de liderança criativa numa mini cidade da Dinamarca (Kaospilot)”, conta. De volta ao trabalho, Peña realiza projetos voltados à educação em Porto Alegre, onde mora, como oficinas de técnicas da Team Academy e um programa de disseminação de empreendedorismo em escola de ensino médio.

Próximo edição

Este ano, a Jornada do Aprendizado vai apenas a duas escolas, a Team Academy, conhecida por criar líderes a partir da experiência prática, e a Schumacher College, uma prestigiada escola de sustentabilidade, que oferece cursos como "Economia para Transição" e "Ciências Holísticas".  O grupo, de até 15 pessoas, será acompanhado por três facilitadores, Gravina (Aoka), Vedana e Beanland (JRNY).  O custo da parte terrestre da viagem é de 4.400 euros para pessoas físicas e 5.280 euros para empresas.

Ricardo Gravina
Team Academy, na Espanha, usa experiência prática para formar líderes

Leia tudo sobre: inovaçãoescola do futuro

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas