UFMG cancela vestibular e vai ter seleção só pelo Enem

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Universidade aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o próximo ano

A seleção para os cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) passa a ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira, 19, pelo Conselho Universitário da instituição.

Augusto Lacerda/Divulgação
Candidatos ao vestibular da UFMG, agora extinto

Segundo o reitor Clélio Campolina, o fim do concurso vestibular – que será substituído exclusivamente pela prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – é fruto de estudos que a Universidade vem fazendo há pelo menos três anos. “O Brasil estava atrasadíssimo em relação a países como Estados Unidos e os da Europa, que há muito adotam sistema de avaliação do ensino médio”, disse, ao ressaltar a qualidade da prova do Enem.

Segundo ele, o sistema de cotas não sofrerá alteração com o fim do vestibular. “A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos”, disse.

Apenas os cursos que exigem exames para identificar habilidades – como música, dança e teatro – terão edital específico. “Os candidatos fazem o Enem e depois a prova de habilidades”, explicou Campolina.

A universidade oferece quase 7 mil vagas 75 cursos. 

A decisão foi tomada em um momento em que milhares de candidatos questionam a correção da redação do Enem por conta da divulgação de textos com graves erros ou sarcasmos que obtiveram boas pontuações.

Leia tudo sobre: ufmgenem

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas